As exportações portuguesas de vinho cresceram 24,3 por cento em 2022, para mais de 8.677.000 euros, de acordo com dados divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística). No mesmo período, o crescimento médio das exportações do setor foi de 3,4 por cento.
O Japão é um dos países do mundo com maior número de sommeliers (cerca de 7.000, de acordo com a respetiva associação setorial). O mercado de vinhos no Japão tem mostrado um crescente interesse em rótulos internacionais, com destaque para os vinhos portugueses.
Os vinhos portugueses têm ganhado destaque no mercado japonês pela sua qualidade, diversidade e tradição. O vinho do Porto é um dos mais conhecidos e apreciados pelos consumidores japoneses, mas os vinhos tintos e brancos também têm conquistado espaço nas prateleiras dos supermercados e lojas especializadas.
O mercado dos Vinhos no Japão é objeto de análise no estudo agora divulgado pela AICEP, com vista a dar a conhecer o potencial do mercado japonês neste setor às empresas portuguesas.