Um verdadeiro apreciador de chocolate tem hoje diversas opções ao seu dispor, mas um elemento a ter em conta no momento de eleger aquele doce especial é a qualidade.
No entanto, encontrar um chocolate com uma produção de referência pode ser um verdadeiro desafio, mas as principais marcas nacionais produtoras de chocolate já procuram responder às tendências atuais, também elas muito diversificadas e aptas para qualquer palato.
Os chocolates vegan ou bio têm ganhado nos últimos anos particular interesse pelos consumidores. Ao eleger um chocolate com estas características, o cliente sabe que está a fazer uma escolha mais amiga do ambiente e por outro lado mais saudável.
No caso dos chocolates vegan sabe-se que a produção destes é muito menos exaustiva e exclui alimentos de origem animal, além de todo a sua cadeia de produção ser minuciosamente equilibrada e natural. Quem consume chocolate vegan sabe que está a provar um sabor mais natural sem outros alérgenos, que são um desafio para quem tenta manter-se saudável.
Por outro lado, os chocolates bio diferenciam-se pela sua certificação. O consumidor que escolha uma versão bio sabe desde o primeiro momento que este chocolate respeita várias normas e protocolos para que possa ser considerado bio e por isso essa é também uma opção mais sustentável.
Chocolates mais aptos para combater o colesterol alto
Os chocolates glúten free (ou sem glúten, em português) também já entraram na lista de tendências dos consumidores, em especial daqueles que procuram fazer uma alimentação mais equilibrada.
Estes chocolates são também eles promotores de benefícios para a saúde. Destacam-se entre as potencialidades, o combate ao colesterol, prevenção de anemia, ajuda na regulação intestinal, reduz o risco de desenvolver doença de diabetes e ainda diminui a pressão arterial.
A esta panóplia de novas opções juntam-se ainda os chocolates proteicos, que incluem nas suas composições matérias-primas como diversas proteínas numa quantidade muito mais elevada quando comparada com o uso de açúcares e outros componentes altamente prejudiciais à saúde.
Por este motivo, os chocolates proteicos assumem-se atualmente como um ótimo snack para lanche, precisamente, porque vai contribuir para o aumento de saciedade, além de satisfazer o consumidor que acabou de saborear um chocolate.
Encontrados em barras para utilização de culinária ou consumo imediato, as diferentes tipologias de chocolates apresentados estão cada vez mais presentes nas receitas onde o chocolate é protagonista. Temos por isso, opções alimentares cada vez mais saudáveis, nutritivas e amigas do ambiente. Mais do que uma tendência, estas opções configuram um novo estilo de vida, que a longo prazo pode trazer inúmeros benefícios.