A Porbatata, Associação da Batata de Portugal, lança uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa e desafia os consumidores a fazerem a escolha mais evidente: ‘Consumir nacional é a lógica da Batata!’.
“A batata portuguesa merece estar na mesa dos portugueses e, por isso, a Porbatata lança a sua campanha anual para sensibilizar os consumidores a fazerem a escolha mais lógica: comprar nacional. Num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental”, explicou Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata, em comunicado.
O objetivo é sensibilizar os consumidores para as vantagens de consumir local e nacional e esclarecer mitos à volta deste alimento, um dos mais consumidos em todo o mundo.
“É preciso, também, desfazer mitos de que a batata é um alimento com poucas vantagens nutricionais. Não só é um produto saudável, como é económico e muito versátil. Com esta campanha convidamos todos a discutir a Lógica da Batata!”, acrescentou o responsável.
Em 2022, as exportações de batata aumentaram 23%, para 24,6 milhões de euros. Em quantidade, as vendas para os mercados internacionais também cresceram de forma expressiva: 56% (para mais de 81 milhões de quilos). O maior comprador de batata portuguesa é Espanha (representa 67% do valor total das exportações).
Os dados mais recentes do INE indicam que a produção de batata ultrapassou as 413 mil toneladas em 2021.