Os vinhos portugueses vive um momento de grande transformação e afirmação no cenário internacional, segundo Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal. Em entrevista à revista ‘Portugal Global’, destacou a evolução impressionante do setor desde 1996, passando de um cenário de menor profissionalismo e foco interno para uma indústria mais madura, profissionalizada e voltada para o mercado global.
“Hoje, a maioria das marcas de vinho de sucesso não existiam. Portugal afirma-se como um produtor de excelência e referência, algo impensável há 27 anos”, afirmou o responsável pela entidade que promove os vinhos nacionais no exterior.
A ViniPortugal tem apostado em ações de promoção externa, com resultados positivos em mercados europeus e de países terceiros. Frederico Falcão revelou que a meta para os próximos seis anos é manter o crescimento das exportações, mas com foco no aumento do preço médio por litro de vinho. “Mais do que atingir um valor total de vendas, queremos fortalecer o reconhecimento externo e a qualidade do vinho português, traduzindo-se num valor crescente por litro”, explicou.
A estratégia ambiciosa visa consolidar a posição de Portugal como um produtor de vinho de alta qualidade e valorizar ainda mais o setor vitivinícola nacional.