Portugal foi o país que em agosto deste ano mais cresceu em total de vendas de vinhos (tintos, espumante e rosés) na Finlândia, comparativamente ao ano anterior, com um acréscimo de 18,7 por cento, e desde o início do ano, face a 2022, com 5,3 por cento, refere a Alko, entidade responsável pela gestão do monopólio da venda de bebidas alcoólicas.
Importa ainda destacar o crescimento do segmentos dos vinhos brancos, onde Portugal tem uma oferta consideravelmente menor (185 vinhos tintos, face a 97 vinhos brancos), mas onde se sentiu um crescimento de 90,9 por cento.
Portugal é agora o terceiro país que mais vende vinhos tintos na Finlândia, apenas atrás de Chile e Itália, e o 9º país em termos de vinhos brancos, atrás de Chile, Alemanha, Itália, África do Sul, Espanha, Austrália, França e Hungria, sendo ainda o país com o vinho tinto mais famoso, o 2u Duas Uvas.
Entre os motivos para o crescimento assinalável está o aumento da oferta portuguesa no mercado. Se no início de 2022 havia nas prateleiras da Alko 371 produtos portugueses, atualmente já se contam 410 (um aumento de 10,51 por cento), dos quais 185 são vinhos tintos (face a 170, um aumento de 8,8 por cento) e 97 são brancos (face a 82, um aumento de 18,3 por cento).