A Serra da Estrela acaba de receber um importante reconhecimento internacional: a certificação de Destino Turístico Mundial de Montanha, concedida pela Aliança Internacional de Turismo de Montanha (IAMT), com sede na China.
A distinção, anunciada durante a Conferência Internacional de Turismo de Montanha e Desportos de Natureza na província chinesa de Guizhou, coroa um processo de candidatura liderado pela Região de Turismo da Serra da Estrela (RUDE), com o apoio de diversas entidades, incluindo os municípios da Serra da Estrela, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o Estrela UNESCO Global Geopark e a Turismo do Centro.
O presidente da RUDE, Carlos Pinto, considera a certificação como um marco crucial para a região, afirmando que eleva o perfil da Serra da Estrela como um destino de excelência para o turismo de natureza, beneficiando tanto o ambiente como as comunidades locais.
Esta distinção coloca a Serra da Estrela num patamar de excelência, reconhecendo a oferta turística, riqueza natural e a sustentabilidade.