A 13.ª edição da Moldplás, a maior feira nacional para a indústria de moldes e plásticos, foi um verdadeiro sucesso. Ao longo dos quatro dias de evento – 9 a 12 de novembro – foram mais de 22 mil os visitantes profissionais que visitaram a exposição, que teve lugar no Centro de Exposições da Exposalão, na Batalha, em Leiria.
“Quanto ao sucesso da feira tem a ver essencialmente com os expositores. São eles a mais-valia para o êxito deste evento. Em termos práticos, os expositores vêm numa perspetiva de vender e mostrar. O mercado permite que vão mais longe com a sua demonstração é mais fácil fazê-lo aqui do que em qualquer outro lugar. É também uma mais-valia para os visitantes que têm as máquinas em demonstração”, destacou José Frazão, promotor do evento
A par das propostas das cerca de 220 empresas expositoras e mais de 600 marcas, os visitantes tiveram a oportunidade de participar em várias iniciativas que compuseram o programa do evento. Destaque para os Seminários, Conferências e Formações, que decorreram em simultâneo nos dois auditórios disponibilizados para o efeito.
Os resultados foram além da expectativa da organização, que contou uma vez mais com adesão total do setor, empresas e profissionais da indústria. Mais de 38 por cento dos visitantes fizeram a credenciação antes do evento, demonstrando grande curiosidade em participar.
Em simultâneo com a Moldplás, as feiras 3D ADDITIVE, I4.0 – Automação e Robótica e Subcontratação tiveram a sua estreia, agregando mais valor ao evento principal e atraindo ainda mais curiosos.
“Hoje podemos considerar uma feira nacional e internacional. Temos uma feira para continuar nos próximos anos. É um evento bienal. O objetivo desta feira é continuar na Batalha. Tínhamos a perspectiva de alargar para outros mercados, nomeadamente para Aveiro, mas ainda não é o momento certo. O projeto da Exposalão na realização da Moldplás será para continuar”, acrescentou o CEO da Exposalão.
Após dois anos consecutivos, a Moldplás retoma a calendarização prevista, tendo o regresso marcado para outubro de 2024.
A Exposalão trabalha atualmente na EXPO Metal i4.0, um novo evento para arrancar em outubro de 2023. “O grande crescimento do setor da metalomecânica serviu de grande motivação para os expositores presentes na Moldplás integrarem um novo projeto na região Centro”.
A empresa organizadora de exposições profissionais tem anunciada a realização das feiras Expojardim e Urban Garden, SagalExpo, Stone Ibérica e Decorhotel.