O Turismo associado ao vinho é já um fator diferenciador da oferta turística portuguesa, que já começou a captar atenções. O conceito Enoturismo passou a estar mais em voga e surgiram nos últimos anos diversas dinâmicas nesse sentido. Este segmento tornou-se por isso mais convidativo. Segundo informações do Governo, 10% dos turistas que visitaram Portugal, nos últimos anos até 2019, fizeram-no pelo seu culto ao vinho.
Descoberta esta lacuna no Turismo tradicional, os principais players do mercado preparam a cada novo ano diversas atividades no sentido de atrair mais visitantes, levando a cabo mudanças nos seus espaços para receber adequadamente os turistas e não só.
O Enoturismo baseia-se em três vertentes: provas de vinho, visitas guiadas às instalações e vinhas, e ainda a passagem pela loja dos respetivos espaços. Esta dinâmica junta-se assim ao Turismo tradicional, que contempla ainda atividades como a restauração e unidades hoteleiras. Os três tornam-se assim vetores chave do Enoturismo.

De forma a promover os negócios e respetivas atividades vinícolas, as empresas do setor tem apostado na realização de parcerias com organizações de animação turística e agências de viagens. Nos últimos anos verificou-se assim uma subida crescente – excluindo os anos de 2020 e início 2021 muito influenciados pela questão pandémica – em especial de visitantes vindos do Reino Unido e França, a dominar as tendências, e ainda o Brasil, Espanha e Alemanha.
As atividades ligadas ao Enoturismo estão contempladas no Plano Estratégico Nacional de Turismo, criado pelo Governo em 2019, em que a Gastronomia e Vinhos são identificados e utilizados como produtos estratégicos para o desenvolvimento do Turismo em Portugal, ajudando a combater e reduzir a sazonalidade e ainda alargar o turismo a todo o território.
No último estudo divulgado pelo Governo, foram identificadas 339 unidades no Continente e Regiões Autónomas associadas ao Enoturismo. Este universo mostra uma proeminência deste segmento mais a Norte e logo a seguir o Centro e Alentejo.

