A variolização das empresas nacionais do setor da pedra está na ordem do dia e por isso as organizações do setor têm promovido ações que culminam na projeção dos seus negócios além-fronteiras.
A iniciativa ‘Stone by Portugal’, promovida pela Assimagra, pretende reforçar a visibilidade da qualidade da pedra nacional no contexto internacional. Este projeto, direcionado às empresas de pedra portuguesa, tem o “objetivo de demonstrar a qualidade do produto final, através da implementação de um sistema simples e eficaz em conformidade com os regulamentos aplicáveis”, informa a organização.
As organizações que decidam integrar o projeto ‘Stone by Portugal’ têm de ter reunidas várias condições, nomeadamente no campo da certificação, para estar garantida a sua qualidade em várias áreas. “É uma certificação dinâmica, que evolui a par das exigências dos mercados internacionais de modo a facilitar a exportação de produtos de pedra portuguesa”, destaca a organização.
As certificações incidem sobretudo pelo controlo da origem do produto, que é efetuado através da classificação atribuída a cada pedra rastreada ao nível da nomenclatura, ou verificação ambiental, que destaca a responsabilidade social da empresa, as suas preocupações ambientais e o compromisso de melhoria neste campo.