Close Menu
Veja PortugalVeja Portugal

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    DECORHOTEL reforça estatuto no setor hoteleiro com 15 mil visitantes

    Novembro 26, 2025

    “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

    Novembro 26, 2025

    “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

    Novembro 25, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Veja PortugalVeja Portugal
    • Inovação
      1. Perspetivas
      2. View All

      “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

      Novembro 26, 2025

      “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

      Novembro 25, 2025

      “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

      Novembro 17, 2025

      “Queremos ter uma presença cada vez mais assídua na SAGALEXPO”

      Novembro 10, 2025

      Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

      Julho 30, 2025

      Alerta verão! Chegou a nova Sagres Sol&Mar com um ingrediente especial

      Julho 24, 2025

      Portugueses podem reduzir até cerca de 3 quilos de alimentos por semana

      Setembro 25, 2024

      Portugal destaca-se acima da média europeia em competências digitais

      Setembro 6, 2024
    • +Portugal
      1. Novidades
      2. Últimas Notícias
      3. View All

      DECORHOTEL apresenta-se em Lisboa com foco na inovação

      Novembro 19, 2025

      Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

      Novembro 12, 2025

      Revista Veja Portugal – DECORHOTEL – Edição 2025

      Novembro 4, 2025

      Arquitetos desafiados a marcar presença na DECORHOTEL

      Outubro 8, 2025

      Coldplay elegem Bárbara Bandeia para abrir concertos em Portugal

      Abril 6, 2023

      Funchal promove Dia da Atividade Física e do Desporto

      Abril 3, 2023

      Millennium Estoril Open decorre até 9 de abril em Cascais

      Abril 3, 2023

      De que forma o azeite português pode vingar no mercado chinês?

      Abril 3, 2023

      Exportações do agroalimentar atingem novo marco histórico

      Março 5, 2025

      Venda recorde de veículos elétricos em Portugal marca 2024

      Janeiro 9, 2025

      Portugal reforça posição de destaque na UE na produção de vinho espumante

      Janeiro 6, 2025

      Pastéis de Belém eleitos o Melhor Doce do Mundo

      Dezembro 16, 2024
    • Empresas
      1. Tendências
      2. View All

      Sem ideias para a Páscoa? A Odisseias tem programas imperdíveis para fazer em família!

      Março 31, 2023

      Empresas madeirenses apresentam produtos regionais na SAGALEXPO

      Março 23, 2023

      SAGALEXPO confirma presença compradores de 95 países em Lisboa

      Março 17, 2023

      Chocolates: diversidade dita tendências do mercado

      Outubro 11, 2022

      DECORHOTEL reforça estatuto no setor hoteleiro com 15 mil visitantes

      Novembro 26, 2025

      Casa do Sono leva à DECORHOTEL o conceito de hotel “pronto a habitar”

      Novembro 20, 2025

      DECORHOTEL apresenta-se em Lisboa com foco na inovação

      Novembro 19, 2025

      Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

      Novembro 17, 2025
    • Cultura
      1. Lazer
      2. View All

      Douro recebe espaço com alta cozinha e paisagem

      Outubro 8, 2025

      Serra da Estrela conquista certificação internacional de destino turístico de montanha

      Setembro 27, 2024

      Regresso ao trabalho: 7 massagens para terminar as férias relaxado!

      Setembro 14, 2024

      Barcos Wines lança 3ª edição da “Vindima Para Todos”

      Setembro 13, 2024

      Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

      Novembro 12, 2025

      O maior evento em Portugal para quem vibra com motos regressa ao Porto em 2026

      Julho 25, 2025

      Inspirado nos clássicos… Leonel Vieira regressa ao cinema com ‘O Pátio da Saudade’

      Julho 10, 2025

      ‘Anjo da Guarda’ sobe à cena para reflitir sobre a desumanização

      Novembro 8, 2024
    • Contactos
    Veja PortugalVeja Portugal
    Início » Sample Page » “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”
    Perspetivas

    “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

    Joaquim Silva, reconhecido importador brasileiro, presença assídua na SAGALEXPO, explica a importância da participação na feira, onde procura fortalecer contactos e descobrir produtos portugueses com potencial para exportar para o Brasil. O empresário destaca a necessidade de equilibrar preços, logística e certificações para chegar tanto ao mercado da saudade como a um novo segmento de consumidores gourmet.
    Veja PortugalBy Veja PortugalNovembro 26, 2025Sem comentários5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    O que é procura, especificamente, quando visita uma feira como a SAGALEXPO?
    A nossa empresa, basicamente, faz intermediação. Representamos vários produtos da Europa. Quando digo “vários”, digo muitos: desde água com gás, azeite, bacalhau, congelados, frutas, batatas, azeitonas. Intermediamos muitos negócios fora de Portugal e até fora de Espanha, onde também temos uma participação significativa. Qual é o nosso objetivo? Qual é o segredo do nosso sucesso? O sucesso do nosso negócio está em conseguir transformá-lo num negócio vertical. Portanto, eu cheguei a Portugal, à vossa região, que visitamos já há alguns anos, onde, além de mantermos os nossos contactos, tentamos explorar e obter mais conhecimento sobre aquilo que pode trazer novidades e aproximar-nos.

    E como é que seleciona aquilo que vai procurar?
    Dentro daquilo que conheço do mercado onde trabalho, vejo o que tem potencial para ser vendido aqui. Porque há dois mercados: o mercado da saudade, ou seja, portugueses que estão aqui há décadas e têm saudades de determinados produtos. E o mercado geral, que depende de preços, logística e taxas. Às vezes encontramos dificuldades: há produtos que têm representação exclusiva, outros que ficam caros pela logística. Fazemos a compra, analisamos o preço, calculamos os custos de transporte e vemos por quanto chegará ao Brasil. Tem valor para vender? Se tiver, avançamos. Nós criamos a estrutura de vendas. Vendemos depois às superfícies. A empresa que importou, muitas vezes, não tem o know-how de vendas como nós temos. Então nós ainda fazemos a venda direta para as grandes superfícies do Estado. Alguns produtos vendemos só no nosso Estado; outros conseguimos vender para outros Estados. A maior dificuldade é o custo da logística interna e a gestão de impostos entre Estados. Há uma tributação sempre que um produto muda de Estado. Por exemplo: se importo bacalhau para Manaus (Amazonas) e quero vender para o Ceará, São Paulo ou Rio de Janeiro, gera novos impostos. O que é negócio em Manaus pode deixar de ser no Rio de Janeiro. Esse é o tal segredo da operação.

    E sobre os produtos portugueses. Falou desses dois focos de mercado — o da saudade e o das pessoas que procuram novidade. Como é que se chega a essa franja de consumidores que não têm relação prévia com os produtos?
    Aqui existe o mercado da saudade e existe uma coisa chamada mercado gourmet. Todas as redes de supermercados hoje têm secções voltadas para as classes A e B. É aí que conseguimos introduzir os produtos portugueses, que geralmente são mais caros. Quem os consome não o faz por saudade, mas por curiosidade ou qualidade. Mas estamos limitados por vários aspetos: documentação, certificações, e tudo o que é produto de origem animal exige documentos específicos e isso dificulta muito. Existem produtos que gostaríamos de importar mas não conseguimos, e outros que conseguimos mas com grande esforço.

    Portanto, há um grande horizonte de negócios, nem sempre observado da melhor forma.
    Com uma certa graça costumo dizer: Os portugueses olham para o Brasil e dizem: “O país é tão grande que nem sei como chegar lá.” Os brasileiros pensam o contrário: “Portugal é tão pequenino que nem vale a pena ir.” E isso cria dificuldades na gestão do negócio. Os produtos portugueses sempre tiveram uma boa aceitação, mas os preços da Europa subiram muito.

    Falou do vinho e azeite. Que outros produtos portugueses se destacam além destes dois?
    Posso dizer que já vendi aqui de tudo. Para ter uma ideia, até água de Carvalhelhos eu vendo aqui. Ninguém imagina vender água para o Brasil, mas vendemos. Vinhos, azeites, bacalhau… alguns produtos até vêm de outras origens.

    E há potencial para expandir ainda mais a presença de produtos portugueses no Brasil?
    Sim. Creio que até ao fim do ano pode haver novidades. O mercado brasileiro tem 240 milhões de pessoas e grande vontade de consumir. Talvez seja preciso rever as condições de importação de determinados produtos. Manaus e o Estado do Amazonas têm o maior polo industrial da América Latina, com cerca de 300 multinacionais, desde tecnologia a bens de consumo. É o segundo maior fabricante de motos do mundo, com previsão de fechar o ano com 440 mil motos produzidas. Tenho tentado aproximar Portugal deste potencial, mas nem sempre é fácil.

    E para o futuro? O acordo do Mercosul pode abrir novas oportunidades. Como acha que Portugal pode aumentar as exportações para o Brasil?
    Os acordos têm de ser feitos com base na realidade. Alguns impostos precisam de baixar. Há produtos altamente taxados como o vinho, por exemplo. Existem também restrições: não se pode importar camarão, certos produtos de origem animal. Mas precisa de haver flexibilidade dos dois lados. Eles precisam autorizar alguns produtos portugueses, e Portugal também precisa permitir alguns produtos deles.

    Gostava agora de falar da feira. Acredito que vá a outras feiras noutras geografias. Em relação à SAGAL, em Portugal, como descreve o ambiente que encontra?
    O ambiente é muito bom. Mas na última feira senti que havia muitas empresas de vinhos. Acho que se devia equilibrar melhor. Não sei quantos vinhos estavam presentes, mas deviam ser uns 40 ou 50 expositores só de vinho. E depois há outro problema: muitas dessas empresas já fazem feiras de vinho no Rio de Janeiro e São Paulo e depois ainda as feiras portuguesas.

    E quanto à próxima edição da SAGAL, o que gostaria de encontrar que ainda não foi possível?
    Gostaria de ver mais diversidade. Ainda recentemente falei com dois ou três empresários e sugeri que apresentassem outros produtos. Sabemos que não é um investimento pequeno, mas cada vez há mais visitantes. E da minha parte, por Portugal, eu continuo

    Azeite Bacalhau Brasil certificações contactos comerciais distribuição Importação logística mercado da saudade mercado gourmet potencial de mercado Preços Produtos portugueses SAGALEXPO variedade Vinhos
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Veja Portugal
    • Website

    Related Posts

    “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

    Novembro 25, 2025

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    Novembro 17, 2025

    “Queremos ter uma presença cada vez mais assídua na SAGALEXPO”

    Novembro 10, 2025

    “Queremos aprofundar a confiança no mercado e abrir caminho a novas parcerias estratégicas”

    Novembro 6, 2025

    “Procuramos crescer de 30% para 40% o percentual da exportação da Euromel”

    Novembro 6, 2025

    “É essencial que a SAGALEXPO continue a afirmar-se como uma feira internacional de referência, capaz de trazer cada vez mais pessoas a Portugal”

    Novembro 5, 2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Mais Notícias

    DECORHOTEL reforça estatuto no setor hoteleiro com 15 mil visitantes

    By Veja PortugalNovembro 26, 2025

    A 8ª edição da DECORHOTEL em Lisboa encerrou com a sensação de que a feira…

    “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

    Novembro 26, 2025

    “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

    Novembro 25, 2025

    Casa do Sono leva à DECORHOTEL o conceito de hotel “pronto a habitar”

    Novembro 20, 2025
    Siga-nos!
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    Últimas Notícias

    DECORHOTEL reforça estatuto no setor hoteleiro com 15 mil visitantes

    Novembro 26, 2025

    “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

    Novembro 26, 2025

    “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

    Novembro 25, 2025

    Casa do Sono leva à DECORHOTEL o conceito de hotel “pronto a habitar”

    Novembro 20, 2025
    Don't Miss

    DECORHOTEL reforça estatuto no setor hoteleiro com 15 mil visitantes

    By Veja PortugalNovembro 26, 2025

    A 8ª edição da DECORHOTEL em Lisboa encerrou com a sensação de que a feira…

    “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

    Novembro 26, 2025

    “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

    Novembro 25, 2025

    Casa do Sono leva à DECORHOTEL o conceito de hotel “pronto a habitar”

    Novembro 20, 2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    DECORHOTEL reforça estatuto no setor hoteleiro com 15 mil visitantes

    By Veja PortugalNovembro 26, 2025

    A 8ª edição da DECORHOTEL em Lisboa encerrou com a sensação de que a feira…

    “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

    By Veja PortugalNovembro 26, 2025

    O que é procura, especificamente, quando visita uma feira como a SAGALEXPO? A nossa empresa,…

    “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

    By Veja PortugalNovembro 25, 2025

    Quais são as novidades mais recentes que a empresa destaca para apresentar na SAGALEXPO -…

    Casa do Sono leva à DECORHOTEL o conceito de hotel “pronto a habitar”

    By Veja PortugalNovembro 20, 2025

    A Casa do Sono participa entre os dias 20 e 22 de novembro, na FIL…

    Our Picks

    DECORHOTEL reforça estatuto no setor hoteleiro com 15 mil visitantes

    Novembro 26, 2025

    “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

    Novembro 26, 2025

    “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

    Novembro 25, 2025

    Casa do Sono leva à DECORHOTEL o conceito de hotel “pronto a habitar”

    Novembro 20, 2025

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Demo
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Our Picks

    DECORHOTEL reforça estatuto no setor hoteleiro com 15 mil visitantes

    By Veja PortugalNovembro 26, 2025

    “O ambiente na SAGALEXPO é muito bom. Gostaria de ver mais diversidade”

    By Veja PortugalNovembro 26, 2025

    “A SAGALEXPO com todo o trabalho no mercado externo permite-nos alargar horizontes”

    By Veja PortugalNovembro 25, 2025
    Demo
    Veja Portugal
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Inovação
    • +Portugal
    • Empresas
    • Cultura
    • Contactos
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.