Face ao verão de 2023, 84% dos respondentes do Barómetro do Turismo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo consideram que o mercado norte-americano vai aumentar a representatividade como mercado emissor, liderando no segmento. A acompanhar segue-se Canadá (69%), Brasil (66%) e Espanha (58%).
Os mercados japonês, italiano e alemão deverão, também, manter um desempenho semelhante ao do verão passado. Ainda assim, no caso do mercado alemão, em específico, 30% dos respondentes preveem a possibilidade de um ligeiro decréscimo.
Em contrapartida, o mercado nacional deverá manter um desempenho semelhante ao período homólogo em análise. Cerca de metade dos respondentes consideram que o mercado interno vai registar um aumento das receitas e do RevPar no verão de 2024, comparativamente com o de 2023. A mesma percentagem indica que o número de turistas e de dormidas de origem interna vai manter-se.
De acordo com os membros do painel que responderam a 71ª edição do Barómetro do IPDT, sol e mar (34%), gastronomia e vinhos (18%), e património (13%) serão os três principais produtos turísticos de eleição no verão de 2024. A natureza, cultura, saúde e bem-estar, eventos e desporto foram também referidos, embora com menor destaque.