O setor alimentar português atingiu mais de 7 mil milhões de euros em exportações em 2022, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE), dando conta que houve um crescimento de 20,8, face a 2021.
Os principais produtos do agro-alimentar nacional como o azeite, vinho, conservas de peixe, leite e derivados estiveram em grande destaque, tornando-se muito apetecíveis para os mercados externos.
Espanha dominou as vendas internacionais dos produtos tradicionais portugueses, contribuindo com 2.472 milhões de euros. Seguiu-se Angola com um crescimento exponencial na ordem dos 30 por cento (34,6%).
As vendas para os Estados Unidos da América cresceram 10,5%, para o Brasil 17,1%. O Reino Unido também assinalou um aumento no segmento das exportações com um total de 353,34 milhões de euros, segundo os dados divulgados pelo INE.
“Ultrapassar as previsões deixa-nos muito satisfeitos e no bom caminho para alcançar os nossos objetivos. Vivemos numa conjuntura desafiante e onde diariamente as empresas fazem um grande esforço para alcançar a sua ambição”, assinalou Jorge Henriques, presidente da FIPA, alertando a falta de apoio do Governo.
“Falta agora uma maior participação das entidades oficiais para se cumprir o desígnio nacional de ir mais além e melhorar a componente da promoção externa e da internacionalização.”
O setor alimentar propõe como próxima meta alcançar os 10 mil milhões de euros em vendas para o exterior até 2025.