Os célebres manuais de instruções como os conhecemos têm os dias contados. Pelo menos essa é a intenção da empresa alemã Fraunhofer IPT, que desde 2020, está a trabalhar na criação de um serviço inteligente capaz de gerar instruções automáticas para equipamentos, facilitando os processos de montagem, reparação e outras instruções.
Com apoio financeiro do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa no programa “Innovationen für die Produktion, Dienstleistung und Arbeit von morgen” e supervisionado pelo “Projekttäger Karlsruhe”, o AdaptAR pretende por em prática Digital Twin, um gêmeo digital em português, capaz de fornecer todos os dados e informações necessários.
Em algumas fases, vai ser possível recorrer à realidade aumentada, com entrada e saída de voz de informações e instruções. Com estes objetivos, a alemã Fraunhofer IPT pretende “reduzir o alto investimento financeiro necessário para criar e fornecer instruções”, “economizar custos com trabalhadores qualificados e viagens” e evitar “acidentes devido à operação inadequada do equipamento”.
Esta aplicação – utilizada através de dispositivos digitais como tablets ou óculos inteligentes – permite ainda atualizações geradas de forma automática e a partir de um banco de dados para o respetivo caso, como a manutenção de uma máquina. Todas as informações necessárias para a criação de um manual ficam disponíveis de forma padronizada.
Os primeiros resultados dos estudos já realizados deverão ser divulgados até ao final de 2022. A versão final do projeto deverá estar concluída até maio de 2023.