O crescimento da Região Autónoma da Madeira continua entre os principais objetivos do Executivo Local. Desta forma, a plataforma Invest Madeira tem contribuído positivamente para que diversas empresas da região se afirmem a nível local e ganhem força no contexto internacional.
O Governo Regional, sobretudo através da Invest Madeira, mas também através do Centro Internacional de Negócios, do Imobiliário e do Turismo, tem vindo a reforçar a sua participação em diversos eventos, potenciando oportunidades de negócios, parcerias, inovação e conhecimento nas mais variadas áreas e sectores. Este evento vai ao encontro desse objetivo e ajuda também a projetar a Madeira e os seus produtos no mercado nacional e internacional”
Rui Barreto, Secretário Regional da Economia da Madeira
O responsável garante que as empresas madeirenses estão cada vez mais preparadas para assumir compromissos com os decisores internacionais e divulgarem a sua oferta pelos quatro cantos do Mundo.
Região com características únicas
As características dos produtos e serviços produzidos na Madeira são propícios à internacionalização. “O elevado índice de trabalho manual, devido à nossa orografia e às pequenas parcelas de terreno que nos caracterizam. As produções são, por isso, mais limitadas em termos de quantidade, mas têm um grande valor qualitativo. Depois, se a esses fatores juntarmos a natureza envolvente e a qualidade ambiental que oferecemos, continuamos a acrescentar ainda mais valor ao produto final”, destacou o Secretário Regional da Economia.
Embora os dados apontem para uma aposta continua, o Governo Regional convida todos a testemunhar de perto a qualidade daquilo que é produzido a nível local.
“O melhor – e deixo aqui o repto – é fazer a “prova dos nove” e testar. É preciso saborear os nossos produtos e deixar-se embarcar numa viagem pelas cores e pelos sabores dos frutos que colhemos nas nossas ilhas e de tudo aquilo que produzimos. Vão, com toda a certeza, atestar a qualidade dos nossos produtos e perceber o que nos distingue”
A par da aposta no setor agro-alimentar, a Madeira também está preparada para responder noutras frentes e afirmar-se em outras geografias.
“Estamos também a desenvolver um trabalho de prospeção junto das diversas embaixadas, no sentido de explorar novas oportunidades de intercâmbio comercial e de negócio”, finalizou Rui Barreto, Secretário Regional da Economia da Madeira.