O setor da pedra oferece sinais positivos ao País e aos empresários da indústria. A reputação de Portugal neste segmento tem crescido ao longo dos últimos anos, tendo já muitas empresas nacionais se tornado uma referência no contexto internacional. A qualidade da transformação e o rigor dos projetos efetuados tem provado que a arte do saber fazer tem potenciado de forma exponencial o setor da pedra natural portuguesa no Mundo.
A feira Stone, que acontece entre 1 e 4 de junho, no Centro de Exposições da Exposalão, na Batalha, insere-se como um evento chave para a dinamização do setor. Este tornou-se já um ponto de encontro para os empresários e profissionais da indústria. Por outro lado a constante modernização das fábricas e o aumento do valor acrescentado na produção contribui para o grande êxito de todos produtores nacionais. Assim, a Stone tornou-se um espaço de debate para perspetivar o futuro e discutir as melhorias a ter em conta.
Os dados recentemente divulgados em relação à exportação da pedra portuguesa permitem duas reflexões: a importância da valorização deste recurso e a necessidade de aposta por parte dos empresários. Mais do que nunca, este período pós-pandemia revela-se oportuno para o setor conseguir posicionar-se entre os ‘gigantes’ e marcar a sua diferença. Os investidores dos principais mercados, onde o setor tem grande expressão, mostram-se atentos aos passos dados no nosso País e demonstram vontade em direcionar a sua aposta em Portugal e nos recursos portugueses.
As empresas nacionais têm agora o desafio de inovar e aliando-se do conhecimento e tecnologias adequadas para responder às necessidades atuais e posicionarem-se entre os ‘gigantes’ mundiais.
A pedra está presente em diversas áreas do nosso quotidiano e não tem muitas vezes a atenção necessária. É importante fazer uma reflexão sobre o valor e importância deste recurso com o intuito de alavancar o setor e encontrar novas estratégias para a sua dinamização.