A Academia AICEP e a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana preparam em parceria uma ação de capacitação dedicado aos vinhos do Alentejo, que envolve mais de uma centena de empresas, cerca de um terço do setor na região.
O programa apresentado esta semana é composto por sete módulos dirigidos exclusivamente a empresas da região com diferentes níveis de maturidade no processo de internacionalização.
O objetivo passa por reforçar competências, atualizar conhecimentos e apoiar a definição de estratégias de exportação ajustadas à ambição e à realidade de cada produtor.
Durante a sessão de lançamento foi traçado um retrato atual do setor dos vinhos do Alentejo, com destaque para o peso crescente das exportações na competitividade das empresas. São também apresentados casos de boas práticas no acesso a mercados externos e analisados os desafios e as oportunidades do mercado francês, um dos destinos estratégicos para os vinhos portugueses.
O encontro abordou ainda estratégias intersetoriais para a valorização do vinho, com especial enfoque no enoturismo como fator de diferenciação e criação de valor.
O curso decorre em formato online, teve início a 15 de janeiro e termina a 19 de fevereiro, permitindo às empresas conciliar a formação com a atividade regular num momento em que o setor procura consolidar a sua posição nos mercados externos.

