Close Menu
Veja PortugalVeja Portugal

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

    Novembro 17, 2025

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    Novembro 17, 2025

    Moldes portugueses exportam 630 milhões e colocam o país no top europeu

    Novembro 12, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Veja PortugalVeja Portugal
    • Inovação
      1. Perspetivas
      2. View All

      “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

      Novembro 17, 2025

      “Queremos ter uma presença cada vez mais assídua na SAGALEXPO”

      Novembro 10, 2025

      “Queremos aprofundar a confiança no mercado e abrir caminho a novas parcerias estratégicas”

      Novembro 6, 2025

      “Procuramos crescer de 30% para 40% o percentual da exportação da Euromel”

      Novembro 6, 2025

      Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

      Julho 30, 2025

      Alerta verão! Chegou a nova Sagres Sol&Mar com um ingrediente especial

      Julho 24, 2025

      Portugueses podem reduzir até cerca de 3 quilos de alimentos por semana

      Setembro 25, 2024

      Portugal destaca-se acima da média europeia em competências digitais

      Setembro 6, 2024
    • +Portugal
      1. Novidades
      2. Últimas Notícias
      3. View All

      Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

      Novembro 12, 2025

      Revista Veja Portugal – MOLDPLAS – Edição 2025

      Novembro 3, 2025

      Arquitetos desafiados a marcar presença na DECORHOTEL

      Outubro 8, 2025

      Manuel Norte Santo lidera novo ciclo à frente do CEPAAL

      Outubro 8, 2025

      Coldplay elegem Bárbara Bandeia para abrir concertos em Portugal

      Abril 6, 2023

      Funchal promove Dia da Atividade Física e do Desporto

      Abril 3, 2023

      Millennium Estoril Open decorre até 9 de abril em Cascais

      Abril 3, 2023

      De que forma o azeite português pode vingar no mercado chinês?

      Abril 3, 2023

      Exportações do agroalimentar atingem novo marco histórico

      Março 5, 2025

      Venda recorde de veículos elétricos em Portugal marca 2024

      Janeiro 9, 2025

      Portugal reforça posição de destaque na UE na produção de vinho espumante

      Janeiro 6, 2025

      Pastéis de Belém eleitos o Melhor Doce do Mundo

      Dezembro 16, 2024
    • Empresas
      1. Tendências
      2. View All

      Sem ideias para a Páscoa? A Odisseias tem programas imperdíveis para fazer em família!

      Março 31, 2023

      Empresas madeirenses apresentam produtos regionais na SAGALEXPO

      Março 23, 2023

      SAGALEXPO confirma presença compradores de 95 países em Lisboa

      Março 17, 2023

      Chocolates: diversidade dita tendências do mercado

      Outubro 11, 2022

      Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

      Novembro 17, 2025

      Moldes portugueses exportam 630 milhões e colocam o país no top europeu

      Novembro 12, 2025

      “A DECORHOTEL permite-nos demonstrar a eficiência e retorno dos nossos equipamentos”

      Novembro 4, 2025

      Revista Veja Portugal – DECORHOTEL – Edição 2025

      Novembro 4, 2025
    • Cultura
      1. Lazer
      2. View All

      Douro recebe espaço com alta cozinha e paisagem

      Outubro 8, 2025

      Serra da Estrela conquista certificação internacional de destino turístico de montanha

      Setembro 27, 2024

      Regresso ao trabalho: 7 massagens para terminar as férias relaxado!

      Setembro 14, 2024

      Barcos Wines lança 3ª edição da “Vindima Para Todos”

      Setembro 13, 2024

      Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

      Novembro 12, 2025

      O maior evento em Portugal para quem vibra com motos regressa ao Porto em 2026

      Julho 25, 2025

      Inspirado nos clássicos… Leonel Vieira regressa ao cinema com ‘O Pátio da Saudade’

      Julho 10, 2025

      ‘Anjo da Guarda’ sobe à cena para reflitir sobre a desumanização

      Novembro 8, 2024
    • Contactos
    Veja PortugalVeja Portugal
    Início » Sample Page » “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”
    Perspetivas

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    A participação da Sumol Compal na próxima edição da SAGALEXPO em 2026 reflete a aposta contínua na inovação e na expansão internacional. Luís Marques, Diretor da Unidade de Mercados Exportação Sumol Compal, destaca o reforço das relações com parceiros e a abertura de novas oportunidades em mercados estratégicos, desde a diáspora portuguesa aos países africanos e asiáticos. A empresa afirma ainda o compromisso com a sustentabilidade e com o lançamento de produtos que criam vidas com mais sabor.
    Veja PortugalBy Veja PortugalNovembro 17, 2025Sem comentários6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    A Sumol Compal vai marcar presença na próxima edição da SAGALEXPO, em abril de 2026. Qual será o enfoque da nova participação?

    A presença da Sumol Compal na SAGALEXPO 2026 reforça o compromisso da empresa com a inovação, a internacionalização e o crescimento sustentável. Esta feira é um ponto de encontro para consolidar as relações com os nossos parceiros de longa data e intensificar o diálogo com clientes e distribuidores internacionais, promovendo novas sinergias e oportunidades de desenvolvimento nos mercados externos.

    Que expectativas têm para a SAGALEXPO 2026 em termos de oportunidades de exportação? Já existem mercados-alvo identificados para esta edição?

    A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio. Em 2026, o foco estará na consolidação dos mercados onde existem comunidades da diáspora portuguesa, bem como na expansão em regiões de elevado potencial, como os mercados asiáticos, onde cresce o interesse por bebidas autênticas e de origem natural.

    A internacionalização tem sido uma das prioridades da Sumol Compal. Quais são hoje os mercados mais estratégicos para o crescimento externo?

    Os mercados estratégicos com maior potencial de crescimento são Moçambique e Angola, onde a Sumol Compal já possui uma presença sólida e modelos de negócio diferenciados: produção local em Moçambique e franchising em Angola. Nestes mercados, as marcas Sumol e Compal conquistaram uma forte notoriedade e são hoje sinónimo de nutrição, qualidade e confiança, amplamente reconhecidas e apreciadas pelos consumidores locais.

    A empresa opera em mais de 50 países. Como equilibra a gestão das marcas globais com as especificidades culturais e comerciais de cada mercado?

    A Sumol Compal combina consistência global com flexibilidade local. Atuamos através de exportação, franchising e produção local, adaptando as marcas aos hábitos e preferências de cada país. Este modelo permite respeitar as diferenças culturais sem perder coerência de identidade, garantindo que as nossas marcas mantêm relevância e proximidade em cada mercado.

    O investimento feito em 2024 foi significativamente superior ao habitual, em parte apoiado pelo PRR. Que impacto real tiveram estes projetos na operação?

    O investimento realizado em 2024, à semelhança dos efetuados em anos anteriores, tem tido três tipos de impacto na Sumol Compal:

    1. Aumento da produtividade – Investimentos que promovem um maior grau de automação e digitalização, permitindo à empresa obter um maior output com menos recursos e reforçar a eficiência dos seus processos.
    2. Inovação – Investimentos em novas tecnologias de processamento de frutas e legumes e em embalagens diferenciadoras, que possibilitam à Sumol Compal inovar e criar valor, oferecendo produtos mais diferenciados e alinhados com as preferências dos consumidores.
    3. Transição energética – Investimentos orientados para a utilização de fontes de energia mais limpas, que aceleram a descarbonização e reforçam a autossuficiência energética da empresa, contribuindo para um modelo de crescimento sustentado e sustentável.

    A Sumol Compal lançou recentemente mais de 15 novos produtos. Qual foi o critério estratégico por trás destas apostas?

    A inovação é um valor central da Sumol Compal. O critério para o lançamento de novos produtos assenta na interseção estratégica de duas orientações: por um lado, ter presente as necessidades dos consumidores das várias geografias onde as nossas marcas estão presentes e exceder as suas expetativas e por outro, garantir o reforço do nosso propósito que assenta em oferecer bebidas e alimentos que partindo da natureza (fruta, vegetais e água) proporcionem “Vidas com mais sabor”.

    Pode dar exemplos concretos de como estão a integrar práticas de descarbonização e economia circular no vosso modelo de negócio?

    A sustentabilidade está integrada na estratégia da Sumol Compal, envolvendo diferentes áreas da empresa com iniciativas concretas que promovem a redução do impacto ambiental e o crescimento sustentável do negócio.

    A Agenda de Sustentabilidade acompanha os compromissos assumidos. No campo da descarbonização, adotámos medidas transversais que abrangem projetos de energia, mobilidade e logística. Investimos na modernização de processos, substituição de energia fóssil por renovável — como as centrais fotovoltaicas em Almeirim e Vila Flor — e na eletrificação da frota, além da gestão florestal certificada na Serra da Estrela. Na economia circular, as embalagens são uma prioridade, com foco na redução de matérias-primas, uso de materiais renováveis e promoção da reciclagem. A empresa atingiu 35,4% de rPET nas embalagens PET e lançou a gama 100% reciclada da Água Serra da Estrela. Também aposta em embalagens reutilizáveis no canal HORECA.

    A assinatura “Vidas com mais sabor” marca uma viragem na forma como comunicam com o público. Como é que esta mudança reflete os valores atuais da empresa?

    A nova assinatura “Vidas com mais sabor” reflete o propósito da Sumol Compal de criar experiências que enriquecem o dia a dia e reforçam a ligação emocional com colaboradores, consumidores, parceiros e comunidades. É uma expressão dos valores da empresa, que une e inspira, afirmando o compromisso com uma vida mais saborosa e com um crescimento responsável e sustentável. Este posicionamento reforça a identidade da Sumol Compal como uma empresa próxima e inovadora, que coloca as pessoas no centro da sua aspiração vencedora. As suas marcas acompanham todas as gerações com autenticidade, e esta nova assinatura marca o início de um novo ciclo, guiado pelos valores da empresa e pela ambição de construir um futuro maior e melhor.

    A liderança no mercado de bebidas não alcoólicas foi consolidada e a área de vegetais e tomate reforçada. O que explica este desempenho sólido em categorias tão distintas?

    A Sumol Compal é uma empresa líder em Portugal no mercado de bebidas não alcoólicas, fruto de um portefólio alargado de marcas fortes muito apreciadas pelos consumidores e de equipas muito competentes que criam laços fortes com os nossos clientes e parceiros em geral. Contudo, entendemos que a nossa liderança pode ir para além das bebidas. Recentemente, elegemos a categoria de vegetais e produtos de tomate como estratégica, não só por entendermos que estas matérias-primas, pelo seu valor nutricional, terão um papel crescente numa dieta equilibrada, como também por acreditarmos que temos competências e marcas com legitimidade para oferecer novas propostas aos consumidores. Foi com esta convicção que reforçámos a aposta na marca Compal da Horta lançando uma inovadora gama de refeições vegetarianas que aliam conveniência, sabor e nutrição equilibrada.

    A meta de atingir os 400 milhões de euros de faturação em 2025 foi traçada com ambição. Mantêm essa meta?

    Sim. A meta mantém-se e está ao nosso alcance. Encerrámos 2024 muito próximo desse objetivo e pretendemos superá-lo em 2025, sustentando o crescimento através da inovação, eficiência produtiva e expansão internacional. Crescer com propósito continua a ser a nossa prioridade.

    automação e digitalização crescimento sustentável descarbonização diáspora portuguesa Economia Circular embalagens sustentáveis Energias Renováveis expansão internacional Exportação Inovação inovação alimentar Internacionalização liderança mercados asiáticos mercados internacionais produtos naturais SAGALEXPO SumolCompal transição energética Vidas com mais sabor
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Veja Portugal
    • Website

    Related Posts

    “Queremos ter uma presença cada vez mais assídua na SAGALEXPO”

    Novembro 10, 2025

    “Queremos aprofundar a confiança no mercado e abrir caminho a novas parcerias estratégicas”

    Novembro 6, 2025

    “Procuramos crescer de 30% para 40% o percentual da exportação da Euromel”

    Novembro 6, 2025

    “É essencial que a SAGALEXPO continue a afirmar-se como uma feira internacional de referência, capaz de trazer cada vez mais pessoas a Portugal”

    Novembro 5, 2025

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Outubro 28, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Mais Notícias

    Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

    By Veja PortugalNovembro 17, 2025

    A indústria conserveira portuguesa prepara-se para fechar 2025 com um marco: as exportações deverão ultrapassar…

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    Novembro 17, 2025

    Moldes portugueses exportam 630 milhões e colocam o país no top europeu

    Novembro 12, 2025

    Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

    Novembro 12, 2025
    Siga-nos!
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    Últimas Notícias

    Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

    Novembro 17, 2025

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    Novembro 17, 2025

    Moldes portugueses exportam 630 milhões e colocam o país no top europeu

    Novembro 12, 2025

    Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

    Novembro 12, 2025
    Don't Miss

    Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

    By Veja PortugalNovembro 17, 2025

    A indústria conserveira portuguesa prepara-se para fechar 2025 com um marco: as exportações deverão ultrapassar…

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    Novembro 17, 2025

    Moldes portugueses exportam 630 milhões e colocam o país no top europeu

    Novembro 12, 2025

    Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

    Novembro 12, 2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

    By Veja PortugalNovembro 17, 2025

    A indústria conserveira portuguesa prepara-se para fechar 2025 com um marco: as exportações deverão ultrapassar…

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    By Veja PortugalNovembro 17, 2025

    A Sumol Compal vai marcar presença na próxima edição da SAGALEXPO, em abril de 2026.…

    Moldes portugueses exportam 630 milhões e colocam o país no top europeu

    By Veja PortugalNovembro 12, 2025

    A indústria portuguesa de moldes volta a afirmar a sua força no panorama internacional e…

    Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

    By Veja PortugalNovembro 12, 2025

    Sérgio Graciano realiza PLAYBACK, o biopic que presta homenagem ao talento e ao legado de…

    Our Picks

    Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

    Novembro 17, 2025

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    Novembro 17, 2025

    Moldes portugueses exportam 630 milhões e colocam o país no top europeu

    Novembro 12, 2025

    Já começaram as rodagens do filme que retrata a vida de Carlos Paião

    Novembro 12, 2025

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Demo
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Our Picks

    Exportações de conservas portuguesas podem ultrapassar 400 milhões euros

    By Veja PortugalNovembro 17, 2025

    “A SAGALEXPO é uma oportunidade única para estreitar parcerias e abrir novas frentes de negócio”

    By Veja PortugalNovembro 17, 2025

    Moldes portugueses exportam 630 milhões e colocam o país no top europeu

    By Veja PortugalNovembro 12, 2025
    Demo
    Veja Portugal
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Inovação
    • +Portugal
    • Empresas
    • Cultura
    • Contactos
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.