Close Menu
Veja PortugalVeja Portugal

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    Outubro 22, 2025

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    Outubro 22, 2025

    “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

    Outubro 22, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Veja PortugalVeja Portugal
    • Inovação
      1. Perspetivas
      2. View All

      “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

      Outubro 22, 2025

      “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

      Outubro 22, 2025

      “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

      Outubro 22, 2025

      “O contacto direto com hoteleiros, arquitetos e designers permite-nos compreender melhor as tendências e expectativas do mercado”

      Outubro 20, 2025

      Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

      Julho 30, 2025

      Alerta verão! Chegou a nova Sagres Sol&Mar com um ingrediente especial

      Julho 24, 2025

      Portugueses podem reduzir até cerca de 3 quilos de alimentos por semana

      Setembro 25, 2024

      Portugal destaca-se acima da média europeia em competências digitais

      Setembro 6, 2024
    • +Portugal
      1. Novidades
      2. Últimas Notícias
      3. View All

      Arquitetos desafiados a marcar presença na DECORHOTEL

      Outubro 8, 2025

      Manuel Norte Santo lidera novo ciclo à frente do CEPAAL

      Outubro 8, 2025

      Douro recebe espaço com alta cozinha e paisagem

      Outubro 8, 2025

      “Temos conseguido entrar, com este produto tão português, em países onde não temos ligação cultural”

      Setembro 24, 2025

      Coldplay elegem Bárbara Bandeia para abrir concertos em Portugal

      Abril 6, 2023

      Funchal promove Dia da Atividade Física e do Desporto

      Abril 3, 2023

      Millennium Estoril Open decorre até 9 de abril em Cascais

      Abril 3, 2023

      De que forma o azeite português pode vingar no mercado chinês?

      Abril 3, 2023

      Exportações do agroalimentar atingem novo marco histórico

      Março 5, 2025

      Venda recorde de veículos elétricos em Portugal marca 2024

      Janeiro 9, 2025

      Portugal reforça posição de destaque na UE na produção de vinho espumante

      Janeiro 6, 2025

      Pastéis de Belém eleitos o Melhor Doce do Mundo

      Dezembro 16, 2024
    • Empresas
      1. Tendências
      2. View All

      Sem ideias para a Páscoa? A Odisseias tem programas imperdíveis para fazer em família!

      Março 31, 2023

      Empresas madeirenses apresentam produtos regionais na SAGALEXPO

      Março 23, 2023

      SAGALEXPO confirma presença compradores de 95 países em Lisboa

      Março 17, 2023

      Chocolates: diversidade dita tendências do mercado

      Outubro 11, 2022

      Arquitetos desafiados a marcar presença na DECORHOTEL

      Outubro 8, 2025

      Manuel Norte Santo lidera novo ciclo à frente do CEPAAL

      Outubro 8, 2025

      Mel de Rosmaninho da Euromel conquista 2 estrelas no Great Taste Awards 2025

      Setembro 23, 2025

      Pedras Sabores lança programa de mentoria para apoiar jovens

      Setembro 19, 2025
    • Cultura
      1. Lazer
      2. View All

      Douro recebe espaço com alta cozinha e paisagem

      Outubro 8, 2025

      Serra da Estrela conquista certificação internacional de destino turístico de montanha

      Setembro 27, 2024

      Regresso ao trabalho: 7 massagens para terminar as férias relaxado!

      Setembro 14, 2024

      Barcos Wines lança 3ª edição da “Vindima Para Todos”

      Setembro 13, 2024

      O maior evento em Portugal para quem vibra com motos regressa ao Porto em 2026

      Julho 25, 2025

      Inspirado nos clássicos… Leonel Vieira regressa ao cinema com ‘O Pátio da Saudade’

      Julho 10, 2025

      ‘Anjo da Guarda’ sobe à cena para reflitir sobre a desumanização

      Novembro 8, 2024

      ‘Il Trovatore’ de Verdi sobe aos palcos portugueses já em outubro

      Setembro 25, 2024
    • Contactos
    Veja PortugalVeja Portugal
    Início » Sample Page » “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”
    Perspetivas

    “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

    António Borges, CEO da Carina Produtos Alimentares, encara a participação na SAGALEXPO como uma montra estratégica para consolidar relações com clientes e explorar novos mercados. Com um portefólio que vai do pastel de Chaves ao pão de queijo, e uma aposta centrada na qualidade, proximidade e respeito pelo setor, a empresa vê nesta feira uma ponte eficaz para o crescimento na exportação, que já representa 30% da faturação.
    Veja PortugalBy Veja PortugalOutubro 22, 2025Updated:Outubro 22, 2025Sem comentários6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    O que motivou a empresa a confirmar já a presença na SAGALEXPO?
    É boa, é uma boa montra, estamos com os nossos clientes, e tentamos conquistar novos mercados, novos clientes. Em relação a esta última edição, eu sou uma pessoa que faço sempre um balanço positivo. Porquê? Porque mesmo que não faça clientes novos, estou com os meus clientes. Há sempre aquele ditado de que quem não é visto, não é lembrado, no mundo dos negócios é assim. E, depois, numa feira nem sempre se faz um negócio à primeira. Talvez à segunda, passados dois anos, é que se pode fechar um negócio. Temos de ser realistas. Na minha área, por exemplo, os clientes internacionais já consomem salgados e não vão mudar só pelos meus lindos olhos. Só com o tempo, gostam da nossa simpatia, vão provando o produto. Quando houver uma falha por parte da concorrência, aí é que podemos ganhar. Estar numa feira, numa montra, é sempre agradável.

    Estes clientes que já têm aproveitam esta ocasião para estarem convosco? Acabam por reforçar o catálogo?
    Tenho clientes de todo o lado que vêm. A maioria são todos os meus clientes. Na França tenho dois. Uns consomem isto, outros consomem aquilo. E tenho outros que consomem o catálogo todo. E é o que eu digo: dá para toda a gente, desde que prestemos um serviço espetacular, com qualidade. Apostamos muito na qualidade e no bom serviço. Claro que vamos ganhando uma referência ou outra quando a concorrência não acompanha bem o cliente. É nesse sentido que eu digo.

    Em relação ao exterior, consegue indicar dois ou três mercados onde têm uma presença mais expressiva?
    França, Suíça e Alemanha.

    Há algum outro mercado que gostassem de atingir nesta nova edição?
    O mercado africano, que é um bocado difícil, porque nós, para enviarmos para lá, tem de ser através de empresas portuguesas, trading. Nós vendemos para todo o lado. Vendemos, por exemplo, para o Brasil, porque nos pediram. Não queremos fazer uma coisa que nos possa levar a falhar com os nossos clientes.

    Em relação à atividade de exportação, que peso é que ela tem hoje em termos de faturação total?
    30%, já foi 25, agora 30%.

    Há margem para crescimento?
    Acho que temos margem. Mais 5 ou 10% era bom, mas estamos bem. Com todo o respeito, claro que não podemos dizer que estamos lotados, mas estamos bem, estamos no bom caminho. E graças à SAGALEXPO, já não tenho de ir ao estrangeiro, vêm cá os compradores.

    Quanto aos produtos, têm apostado muito nesta gama para forno. Será para continuar?
    Sim. Continuamos a apostar na gama de forno, por exemplo, a inovar nos produtos mais saudáveis. Vamos agora falar de produtos vegan.

    E como é que mercado tem reagido a estas apostas?
    Preferem as tradicionais. Isso vai mudando, mas as tradicionais ainda lideram.

    Alguma referência que se destaque em particular?
    Temos o pastel de bacalhau, o rissol com camarão, e depois temos o pastel de Chaves, o famoso pastel de Chaves. Essas quatro são uma iguaria típica e que toda a gente adora. Temos o famoso pastel de bacalhau com queijo, também.

    É fácil convencer os compradores a levar o pastel de Chaves para o exterior?
    Sim, porque o povo transmontano está em todo o mundo. Há muito consumidor transmontano. Conhecem a Carina, conhecem o nosso produto e conhecem o pastel de Chaves.

    Como é que estes compradores descrevem o pastel?
    O pastel de Chaves é uma iguaria. Temos a IGP, que só aqui em Chaves é que pode ser feito. É com muita qualidade. Porque é mesmo bom, o pastel. Este pastel é de forno. Temos também o famoso pão de queijo, que está a vender bem, estamos a aumentar as vendas. Lançámos uma linha Gourmet também, que está a ser um sucesso.

    Vão tentando inovar por essa via.
    Sim, inovar, marcar um bocado a diferença na qualidade. Porque há tanta gente a fazer salgados. E quando vejo que a concorrência está no meu patamar, ou melhor, tenho de tentar ser melhor. Não para mostrar aos concorrentes, mas para os meus clientes ficarem mais contentes connosco.

    “A SAGALEXPO é uma boa montra, estamos com os nossos clientes, e tentamos conquistar novos mercados e compradores”

    O que é que diria que hoje o faz distinguir?
    A qualidade, a rapidez de entrega e a simpatia da equipa toda da Carina. Não só a minha, de toda a gente.

    Há objetivos já definidos para os próximos anos? Alguma coisa que gostassem de fazer e ainda não foi possível, mas que estejam a trabalhar nesse sentido?
    Provavelmente, iremos lançar pratos prontos.

    Quais são as dificuldades? Porque é que ainda não aconteceu?
    Porque primeiro temos de ser bons no que estamos a fazer. Não quero precipitar. Quando tivermos tudo bem organizado, como estamos a ter, aí sim temos as condições para fazer o investimento noutras máquinas ou noutra cozinha para o fazer.

    Estes pratos vão passar por receitas tradicionais portuguesas ou cozinhas do mundo?
    Sim. Para fazer tem de ser uma coisa melhor. Para ser mais um, não quero. Quero ser um que se diferencie na qualidade. Pode ser mais caro. Temos uns panados de frango, que é caro, mas é feito com muito cuidado, são marinados por nós. O trabalho é muito manual. É completamente diferente. Temos uma equipa profissional aqui, desde toda a cozinha até à estrutura. Somos uma família.

    É fácil também vender essa imagem de proximidade?
    Sim. Quem vem visitar a fábrica vê o bom ambiente que temos, de família. Por exemplo, se quiser meter aqui 20 pessoas amanhã, meto, vamos supor. E se calhar outros colegas meus da concorrência estão com problemas em arranjar pessoas. Isto também valoriza a venda do produto. Por exemplo, há uma fábrica concorrente. Se eu disser que tenho currículos de funcionários dessa fábrica, eu não aceito. Porque é uma questão de respeito pela concorrência. Tenho de ter princípios. O nosso princípio é esse. E isso faz a diferença.

    Acredita que essa diferença se nota também fora?
    Sim. É a honestidade, a transparência com as pessoas, com os meus produtores. Posso dizer que na Suíça só tenho uma marca, que é Carina. Só tenho um distribuidor e é a minha marca. Em França, só eu tenho a minha marca. Eu não quero ser como todos. Depois, ganho a diferença aí, na transparência e na honestidade do produto. E depois, a qualidade do produto acaba por falar por si.

    antónio borges carina empresa carina produtos alimentares Chaves Empresa igp pastel de chaves portugal SAGALEXPO
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Veja Portugal
    • Website

    Related Posts

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    Outubro 22, 2025

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    Outubro 22, 2025

    “O contacto direto com hoteleiros, arquitetos e designers permite-nos compreender melhor as tendências e expectativas do mercado”

    Outubro 20, 2025

    “Ao trazermos o tema da automação consolidamos o posicionamento como líderes que seguem as tendências e as definem”

    Outubro 20, 2025

    “O maior desafio é contribuir para a evolução digital, ajudando as empresas a transformar conhecimento, experiência e talento em valor sustentável”

    Outubro 17, 2025

    “Investimos muito no desenvolvimento de soluções tecnológicas para diagnóstico elétrico”

    Outubro 16, 2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Mais Notícias

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    By Veja PortugalOutubro 22, 2025

    Que tendências do setor a empresa pretende acompanhar ou reforçar através da presença na DECORHOTEL?…

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    Outubro 22, 2025

    “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

    Outubro 22, 2025

    “O contacto direto com hoteleiros, arquitetos e designers permite-nos compreender melhor as tendências e expectativas do mercado”

    Outubro 20, 2025
    Siga-nos!
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    Últimas Notícias

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    Outubro 22, 2025

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    Outubro 22, 2025

    “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

    Outubro 22, 2025

    “O contacto direto com hoteleiros, arquitetos e designers permite-nos compreender melhor as tendências e expectativas do mercado”

    Outubro 20, 2025
    Don't Miss

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    By Veja PortugalOutubro 22, 2025

    Que tendências do setor a empresa pretende acompanhar ou reforçar através da presença na DECORHOTEL?…

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    Outubro 22, 2025

    “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

    Outubro 22, 2025

    “O contacto direto com hoteleiros, arquitetos e designers permite-nos compreender melhor as tendências e expectativas do mercado”

    Outubro 20, 2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    By Veja PortugalOutubro 22, 2025

    Que tendências do setor a empresa pretende acompanhar ou reforçar através da presença na DECORHOTEL?…

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    By Veja PortugalOutubro 22, 2025

    Que tendências do setor a empresa pretende acompanhar ou reforçar através da presença na MOLDPLAS?Queremos…

    “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

    By Veja PortugalOutubro 22, 2025

    O que motivou a empresa a confirmar já a presença na SAGALEXPO? É boa, é…

    “O contacto direto com hoteleiros, arquitetos e designers permite-nos compreender melhor as tendências e expectativas do mercado”

    By Veja PortugalOutubro 20, 2025

    De que forma a presença na DECORHOTEL pode ajudar a aumentar vendas ou carteira de…

    Our Picks

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    Outubro 22, 2025

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    Outubro 22, 2025

    “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

    Outubro 22, 2025

    “O contacto direto com hoteleiros, arquitetos e designers permite-nos compreender melhor as tendências e expectativas do mercado”

    Outubro 20, 2025

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Demo
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Our Picks

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    By Veja PortugalOutubro 22, 2025

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    By Veja PortugalOutubro 22, 2025

    “O povo transmontano está em todo o mundo. Os clientes conhecem a Carina e o nosso pastel de Chaves”

    By Veja PortugalOutubro 22, 2025
    Demo
    Veja Portugal
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Inovação
    • +Portugal
    • Empresas
    • Cultura
    • Contactos
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.