O setor do azeite entra numa nova fase com a eleição de Manuel Norte Santo como Presidente do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo para o triénio 2025-2027. Com carreira consolidada na indústria e formação especializada em provas de azeite, o atual Diretor Comercial da SICA sucede a Gonçalo Morais Tristão e assume o desafio de projetar o azeite do Alentejo como referência mundial.
Portugal é hoje o sexto maior produtor de azeite a nível global e terceiro maior exportador europeu. A produção nacional, concentrada no Alentejo, ultrapassa os 1,5 mil milhões de euros em exportações, fruto de um setor moderno, competitivo e cada vez mais reconhecido.
Para Manuel Norte Santo, o momento é de agir com ambição. Propõe mais investimento em promoção, inovação e regulamentação, defendendo a criação de uma marca forte para o azeite português e a proteção das variedades autóctones.
O novo presidente promete um CEPAAL mais dinâmico e próximo dos seus associados, capaz de unir o setor e dar resposta aos desafios económicos e geopolíticos. A direção integra representantes da SICA, Esporão, Casa Relvas, Cooperativa de Moura e Barrancos e Fundação Eugénio de Almeida.

