A 4ª edição da SAGALEXPO – Sabores de Portugal, a Feira Internacional de Exportação de produtos e marcas portuguesas, vai realizar-se entre 28 e 30 de abril de 2025, em Lisboa. O evento tem como objetivo reforçar a promoção da economia nacional e aumentar a presença de marcas portuguesas nos mercados internacionais.
Com mais de 600 compradores internacionais já confirmados e representações de mais de 65 países, a feira posiciona-se como um ponto estratégico para networking e concretização de negócios internacionais.
Entre os países participantes estão a Alemanha, Angola, Argentina, Arménia, Áustria, Bélgica, Bermudas, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Catar, Chéquia, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Dinamarca, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Gana, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Hong-Kong, Hungria, Ilhas Jersey, Índia, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Jordânia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macau, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Noruega, Polónia, República Democrática do Congo, Roménia, Senegal, Singapura, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela, Vietname, entre outros.
A participação de compradores estrangeiros sublinha a qualidade e relevância dos produtos e marcas nacionais num mercado global competitivo e diversificado. A SAGALEXPO é uma oportunidade única para as empresas portuguesas mostrarem os seus produtos ao mundo e estabelecerem novas parcerias no setor agroalimentar.
As empresas interessadas em participar devem inscrever-se atempadamente no certame para garantir espaços estratégicos de exposição, o que poderá representar uma vantagem decisiva no sucesso do evento.
OPORTUNIDADE PARA O MERCADO BRASILEIRO
Com o novo acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que procura facilitar a circulação de produtos entre 718 milhões de pessoas e unir dois mercados que somam um PIB de 22 trilhões de dólares, esperam-se novas oportunidades para as empresas portuguesas no mercado brasileiro.
Este acordo reduzirá o valor de vários itens exportados da Europa para o Brasil, incluindo produtos como vinho, azeite, fruta fresca, pêssego em lata, tomate em lata, batata congelada, chocolate, biscoitos e sumo. A redução das taxas de importação permitirá uma diminuição significativa nos custos para os consumidores brasileiros. Por exemplo, atualmente, os vinhos europeus enfrentam uma taxa de importação de 27% no Brasil.
As empresas portuguesas terão uma vantagem estratégica para fortalecer a sua presença no mercado latino, aproveitando o contexto económico favorável gerado pelo acordo.
A SAGALEXPO contará com a presença de compradores oriundos do Brasil, Argentina, Uruguai, entre outros, o que garante uma representação diversificada do mercado e consumidores latinos, bem como as suas respetivas necessidades de consumo.