Os Açores alcançaram um novo marco com a aposta e dinamização de desenvolvimento sustentável, sendo reconhecidos como um Destino de Referência da EarthCheck para 2024.
A distinção, anunciada pelo Governo Regional dos Açores, destaca o compromisso da região com práticas ambientalmente responsáveis e o impacto social positivo do turismo.
De acordo com o relatório divulgado pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, os Açores superaram os níveis de referência em 15 dos indicadores EarthCheck, incluindo emissão de gases com efeito de estufa, consumo de água potável, resíduos enviados para aterro, análise de águas, conservação do habitat e benefícios socioeconómicos.
A região registou uma evolução positiva em relação a 2023, tendo melhorado a sua performance em relação à emissão de gases com efeito de estufa.
A EarthCheck reconheceu os Açores como um destino com melhores práticas em áreas como zonas verdes, poupança de água e segurança.
A Secretária Regional do Turismo, Berta Cabral, enalteceu os resultados, afirmando que estes números “demonstram, mais uma vez, uma evolução positiva, passando até a ter mais um indicador acima dos níveis de referência e mantendo os destaques nas melhores práticas”.
A EarthCheck, acreditado pela Global Sustainable Tourism Council, define um conjunto de indicadores que permite avaliar o desempenho de destinos turísticos em áreas cruciais como o ambiente, a cultura e a economia.