As exportações de frutas, legumes e flores produzidos em Portugal registaram um crescimento significativo no primeiro semestre de 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.
Até junho, as vendas para o exterior aumentaram 4,2% em volume, atingindo um total de 763 milhões de quilos. A União Europeia continua a ser o principal mercado de destino, absorvendo 81% das exportações. Espanha (32%), França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido destacam-se como os principais compradores, concentrando cerca de 74% do valor das vendas.
Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, destaca a importância do trabalho das empresas portuguesas, que “têm investido em tecnologia, sustentabilidade e eficiência para elevar os padrões de qualidade dos seus produtos”.
Apesar dos resultados positivos, o setor enfrenta desafios, nomeadamente a escassez de recursos hídricos. A associação defende a implementação de um plano estratégico nacional para a gestão da água, incluindo a modernização dos perímetros de rega, a construção de charcas e reservatórios, e a criação de barragens multi-uso.
Para o futuro, a Portugal Fresh prevê um crescimento nas exportações em 2024, mas alerta para a necessidade de diversificar mercados e encontrar novos compradores que valorizem os produtos portugueses.
A associação está a desenvolver um Projeto Conjunto de Internacionalização, com o apoio do Portugal 2030, que prevê a realização de missões empresariais, participação em feiras internacionais e ações de promoção em quatro novos mercados até 2025. O projeto tem um investimento total de 1.561.663,52 euros, financiado em 48,8% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Criada em 2010, a Portugal Fresh representa cerca de 5.000 agricultores, com o objetivo de valorizar a origem “Portugal” e promover as frutas, legumes e flores nacionais nos mercados interno e externo.