As exportações de vinhos portugueses registaram um crescimento de 8,5% em volume no primeiro semestre de 2024, atingindo 171,5 milhões de litros. O valor das exportações subiu, por sua vez, 1,25%, fixando-se nos 452,4 milhões de euros, de acordo com a ViniPortugal.
A subida em termos de valor é explicada pela redução de 6,52% no preço médio do litro de vinho exportado, que se fixou em 2,64 euros. Esta descida reflete a pressão dos stocks que se sente no setor vitivinícola globalmente.
“A ter um desafio no que toca ao preço médio, que reduziu em vez de aumentar, como era a nossa expectativa. No entanto, os números continuam a sublinhar a competitividade, a resiliência e a qualidade do vinho português no panorama global. Continuamos empenhados em promover os nossos vinhos e em encontrar soluções que maximizem o seu valor nos mercados internacionais”, referiu Frederico Falcão, presidente da entidade de promoção dos vinhos portugueses no exterior.
Apesar da redução no preço, as exportações portuguesas continuam a crescer em volume, impulsionadas por mercados como França, Estados Unidos e Brasil.
França mantém liderança em volume e valor
A França continua a ser o principal mercado de destino para os vinhos portugueses, tanto em valor (53,4 milhões de euros) como em volume (17,5 milhões de litros). Os Estados Unidos da América seguem em segundo lugar em termos de valor (50,1 milhões de euros), enquanto a Espanha se destaca no volume exportado (16,4 milhões de litros). Angola surge em terceiro lugar em volume, com 15,3 milhões de litros.