A Plateia d’Emoções apresenta uma média de 150 espetáculos por ano e tem em agenda quase sempre uma mão cheia de produções teatrais por época. Direcionadas sobretudo para plateias constituídas maioritariamente (em 85%) de público em idade escolar.
“Queremos cultivar o hábito de ir ao teatro e é por isso, também, que não levamos as nossas peças às escolas, mas sim a salas de espetáculos com todas as condições técnicas para apresentarmos os nossos musicais com a qualidade que o público merece”, sublinha frequentemente Fernando Tavares.
Invariavelmente, as digressões das peças que (re)cria costumam levar a companhia a quase uma vintena de cidades, muitas vezes com peças diferentes em simultâneo. Um volume e qualidade de trabalho que já conquistaram alguns mecenas, e que ajudam os projetos criativos da companhia a ter cada vez mais reconhecimento.
“Anne Frank – O Musical” foi a última grande produção, de criação própria, cujo sucesso de estreia, no Coliseu do Porto, no início deste ano, contribuiu para a fixação de inúmeras datas até 2025, em diversas geografias nacionais.
No último trimestre deste ano estreará “Alice no Musical das Maravilhas” e no arranque de 2025 “O Livro da Selva – O Musical”. “Pinóquio – Um Musical para Sonhar” será outro dos destaques em cartaz no próximo Natal.
Cada espetáculo é, no entanto, semente de outras dinâmicas, que acontecem fora dos palcos e que são transpostas para salas de aulas – potenciadas pelos conteúdos pedagógicos específicos para o Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário, que a companhia artística de Vila Nova de Gaia disponibiliza aos professores que assistirem aos seus espetáculos.
“O QR Code que facultamos aos professores dá acesso a atividades pedagógicas transversais que têm o objetivo de dar continuidade, em sala de aula, aos temas desenvolvidos na peça apresentada. Os materiais foram desenvolvidos por uma equipa de profissionais com experiência no ensino e visam criar o gosto pelo teatro e pela música”, explica Cátia Tavares, atriz de teatro musical e televisão, que no percurso conta com “Chiquititas”, “Morangos com Açúcar” e o papel de protagonista da produção de Filipe La Féria “West Side Story”.