O Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, acolheu no último sábado milhares de fãs saudosistas para rever, ou para muitos ver pela primeira vez, as bandas que marcaram a sua infância e juventude. Mais de 45 mil acederam à chamada dos D’ZRT, 4 Taste e Just Girls para participar na esperada ‘Reunião’ das três bandas saídas da série ‘Morangos com Açúcar’ (TVI).
As portas abriram ao público em geral pelas 16 horas, mas o entusiasmo começou bem cedo com os primeiros fãs a chegarem às imediações do recinto pelas 10 horas da manhã, vindos de vários pontos do País e também do estrangeiro. Os portadores de bilhete VIP tiveram entrada antecipada e puderam conhecer os elementos das três bandas, bem como FF, o convidado especial deste encontro musical.
Inaugurado o acesso ao recinto, centenas correram para garantir a melhor vista para o palco. Pelas 16 horas, Tarik Chand, que integrou o elenco da oitava temporada da série juvenil, subiu ao palco, desta vez como DJ, recordando alguns dos temas que marcaram uma geração inteira. O público aderiu ainda a meio gás. Seguiu-se o DJ Adam Astor.
O grupo de dança Reboot subiu ao palco já depois das 17 horas elevando a energia da vasta plateia que começava a aumentar. Os ritmos do hip hop dominaram performance dos bailarinos, que arrancaram os primeiros aplausos dos fãs.
Gu! (Guilherme Rocha) e Mianna (Mariana Venâncio), dois dos novos talentos da nova geração ‘Morangos’ apresentaram-se em palco, dando-se a conhecer ao público muito saudosista por rever os D’ZRT, 4 Taste e Just Girls. A receção foi atenta, mas resistente com alguns festivaleiros a acompanhar ambas as apresentações sentados ou a desfrutar de uma refeição.

O relógio batia as 20h30 quando as atenções se centraram no palco para o aclamado regresso das Just Girls, a primeira e única girlband saída dos ‘Morangos com Açúcar’, 13 anos depois do último encontro em palco. O concerto arrancou com um vídeo introdutório com as quatro cantoras a dançar ao instrumental de ‘O Jogo Já Começou’, um dos temas de maior sucesso do grupo, elevando o entusiasmo dos milhares fãs.
Ana Maria Velez, Diana Monteira, Helga Posser e Kiara Timas encontraram muitos fãs emocionados com o reencontro ecoando em uníssono os temas que mais os marcaram como ‘Ser Radical’ ou ‘Não te Deixes Vencer’. As quatro mostraram-se mais crescidas e maduras, surpreendendo com passos de dança mais ousados, sempre acompanhadas pelo grupo de bailarinos muito bem preparados pelo coreógrafo Rycardo Gomez.
O concerto durou uma hora a uma velocidade e ritmo surpreendentes, com um alinhamento preparado ao rigor, dando também espaço às baladas intemporais ‘A Vida Te Espera’, ‘Passa o Vento’ ou ‘Entre o Sonho e a Ilusão’. ‘Se Acabar Assim’ proporcionou um dos momentos altos do primeiro concerto, que culminou numa emoção conjunta das integrantes e dos fãs. A apresentação chegou ao fim com o êxito ‘Bye Bye, Vou-me Divertir’.
Após a apresentação da girlband, seguiu-se uma pausa de 15 minutos para a subida ao palco dos 4 Taste. Os festivaleiros aproveitaram para descansar o corpo e reforçar energias.
Já passava das 22h15 quando arrancou o concerto do grupo de rock da quarta temporada dos ‘Morangos com Açúcar’. Um vídeo a preto e branco a recordar a passagem da banda pela série e alguns concertos emblemáticos marcou os primeiros minutos com a plateia a começar fervilhar entusiasmo. David Gama, Francisco Borges, Luke d’Eça e Nelson Patrão entraram em palco com os fãs em total euforia ao som de ‘Nunca Mais Dizer Nunca’, tema que serviu de genérico à quarta temporada da série juvenil da TVI. O público aderiu em força e com vozes afinadas, garantindo uma energia única até ao final da apresentação.

A banda manteve a energia em altas com os êxitos ‘Pra Te Ter’ ou ‘Diz Mais Uma Vez’, que levaram o público a saltar durante mais de 10 minutos.
Finalmente, a esperada balada ‘Só Tu Podes Alcançar’ já a marcar os últimos minutos do concerto, com os fãs a pedirem em força o tema ‘Diz-me que Sim’. Luke D’Eça surgiu sentado ao piano, inaugurando as primeiras notas do êxito, que levou casais a trocar beijos apaixonados, enquanto alguns aproveitam aquele momento para ligar a alguém especial. David Gama, Francisco Borges e Nelson Patrão juntaram-se ao vocalista para a derradeira despedida. Jota (Francisco Borges) arrancou suspiros das fãs, abandonando o palco já em lágrimas.
Uma nova pausa ajudou a plateia a restabelecer-se para o derradeiro concerto dos D’ZRT, também para muitos o mais esperado.
‘Feeling’ marcou o inicio do concerto dos D’ZRT e levou o público ao rubro, acompanhando a coreografia dos mais de 10 bailarinos em palco. A música do terceiro disco de originais da banda ‘D’ZRT Project’ serviu de pontapé de saída para uma apresentação curta, que revisitou alguns dos maiores sucessos da banda da segunda temporada dos ‘Morangos com Açúcar’.
A energia e ânimo de Cifrão, Paulo Vintém e Edmundo Vieira estiveram sempre em altas, puxando pelo público que já demonstrava cansaço após várias horas em pé. Seguiu-se um momento de ‘Revisão de Matéria’ que colocou o público e Miaana na pele de alunos dos Colégio da Barra para cantar versos das músicas dos D’ZRT. Um momento que uniu o público e os quatro artistas.
Seguiu-se a primeira surpresa da noite com a aparição da dupla Crómio (Tiago Castro) e Tojó (Diogo Valsassina) para a balada ‘Estar ao Pé de Ti’. Um dos grandes momentos da noite, que aqueceu os corações de todos os presentes e aconchegou as saudades das aventuras dos alunos da Barra. Em êxtase total, Paulo Vintém chamou o convidado especial da noite: FF.
O cantor que brilhou na terceira temporada de ‘Morangos com Açúcar’ voltou a subir ao palco para cantar ‘O Meu Verão Não Acabou’ e ‘Tudo o que Quero’, tal como fez na passagem pelo último concerto dos D’ZRT do Algarve no último verão. A voz de FF encheu as medidas de todos e não deixou dúvidas de que é uma das melhores da sua geração.
Depois de um momento em acústico, os D’ZRT recordaram Angélico Vieira, num primeiro momento com um ritmo quente, assinalando um dos muitos estilos musicais que caracterizavam o músico, que morreu no verão de 2011. No final, da atuação Cifrão, Paulo Vintém e Edmundo Vieira subiram à parte superior do palco e juntaram-se ao holograma de Angélico, emocionando uma vasta plateia que nunca o esqueceu.
A energia voltou a palco para o encerramento com todos os convidados da ‘Reunião’ em palco para a derradeira despedida ao som de ‘Para Mim Tanto Me Faz’. Ainda antes, Cifrão questionou a plateia sobre uma possível segunda edição do reencontro que juntou todas as bandas saídas dos ‘Morangos com Açúcar’, conquistando um gigante ‘SIM’ dos mais de 40 mil fãs presentes.
Ver esta publicação no Instagram
Para já está confirmado o regresso dos D’ZRT a palco no próximo dia 19 de julho no festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia. Quanto aos 4 Taste e Just Girls adensa-se o mistério.
Nas redes sociais, a banda de rock deixou no ar um possível reencontro com os fãs. “Obrigado, é só o que temos a dizer por agora”, assinalou num primeiro post com fotografias. “É convosco que queremos seguir viagem. Até já”, escreveram numa segunda publicação, aguçando ainda mais curiosidade.
Já o grupo composto por Ana Maria Velez, Diana Monteira, Helga Posser e Kiara Timas prometeu mais novidades para breve. “14 anos depois, temos os vossos sorrisos e a vossas vozes gravadas na memória, vão ecoar para sempre! O jogo ainda não terminou…”.