Que retrato é possível fazer dos setores da Restauração e Similares e do Alojamento Turístico em Portugal em relação ao ano transato?
Sem dúvida que 2023 foi um ano de superação no que diz respeito à evolução da atividade turística nacional. Os principais indicadores, tanto do número de hóspedes e dormidas, como das receitas turísticas internacionais e dos proveitos nos estabelecimentos de alojamento turístico, excederam todas as expectativas.
A confirmar esta superação estão os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam que o país registou mais de 28,2 milhões de hóspedes até novembro de 2023 (13% acima do período homólogo de 2022) e mais de 73,1 milhões de dormidas (+11% face a 2022). A par deste cenário, devo ainda realçar a evolução dos proveitos globais, que alcançaram 5,7 mil milhões de euros até novembro de 2023, um valor que ultrapassa em larga escala os que foram atingidos no total de 2022 e de 2019.
Contudo, apesar destes dados muito positivos que continuam a refletir a resiliência e a capacidade das nossas empresas que tanto têm contribuído para o crescimento da economia nacional, estes proveitos nem sempre significam mais rentabilidade nos negócios. E porquê? Porque depois de uma pandemia sanitária, o aumento da inflação e das taxas de juro mergulharam as empresas numa “pandemia económica”, que continua a afetar as tesourarias, sobretudo as de empresas de micro dimensão.
A ARESHP tem marcado presença na feira TECNIPÃO. O que ressalta desta parceria e de que forma o evento tem contribuído para o dinamismo das empresas?
A presença da AHRESP na Tecnipão assume relevante importância na agenda de eventos que a associação promove ao longo do ano, e que primam pela proximidade aos associados e empresários. Nada melhor que um evento como a Tecnipão para dar a conhecer o que de melhor existe no nosso país e no estrangeiro nos setores da pastelaria, panificação, gelataria e chocolataria.
Enquanto parceira da Tecnipão, a AHRESP aposta na organização de diversas ações, como seminários, ‘showcooking’ e demonstrações de receitas e diversos produtos. A título de exemplo, recordo a conferência “A Pastelaria e Padaria: Os desafios de hoje e de amanhã” organizada pela AHRESP em 2020, e o seminário promovido em 2022 com o tema “Padaria e Pastelaria – Uma reflexão para uma oferta mais saudável”.