As exportações de Máquinas, outros bens de capital e Material de transporte preveem aumentos na ordem dos 4,5% e 4,3%, respetivamente, em oposição às microempresas que esperam uma diminuição de 3,8% nas exportações.
São ainda esperados nos seguintes segmentos aumentos: 4,7% para as macro empresas, 3,2% para as médias empresas e 0,9% para as pequenas empresas. Empresas integradas em grupos económicos esperam um aumento de 4,2%, enquanto as empresas independentes preveem uma leve diminuição de 0,7%.
As empresas jovens e seniores terão aumentos mais significativos, de 4,2% e 4,5%, respetivamente, enquanto as empresas adultas terão um aumento de apenas 1,3%.
Empresas em setores de baixa e média baixa tecnologia esperam um crescimento mais expressivo, de 4,6%, em comparação com empresas em setores de alta e média alta tecnologia, que esperam um crescimento de 2,8%.
Empresas inovadoras, que responderam ao Inquérito Comunitário à Inovação 2020, esperam um aumento mais significativo nas exportações de bens para 2024, de 5,7%, enquanto as empresas não consideradas inovadoras preveem um aumento de 1,2%.
As expectativas de exportação variam entre os setores. A incerteza em relação aos preços e o surgimento de novas linhas de produção, produtos e mercados são fatores que influenciam essas previsões.