A Navigator Company tem apostado na redução do consumo de energia e as emissões de carbono nas fábricas. Com um investimento de oito milhões de euros nos últimos cinco anos, a empresa conseguiu economizar cerca de 100 GWh/ano, o equivalente ao consumo de 31 mil residências, além de evitar a emissão de aproximadamente 23.000 toneladas de dióxido de carbono.
Entre 2018 e 2022, obteve uma economia anual de custos energéticos de cerca de seis milhões de euros nos quatro complexos industriais. A melhoria da eficiência na produção de ar comprimido, otimização de sistemas de arrefecimento, adoção de iluminação LED nas naves industriais e aprimoramento da eficiência térmica foram algumas das medidas que contribuíram para os resultados atingidos.
No último ano, a Navigator investiu 700 mil euros em projetos de eficiência energética.
“Num contexto em que os preços de energia atingiram recentemente máximos históricos, aumentando em cinco vezes o custo do MWh, na Navigator a gestão sustentável da floresta é combinada com programas de melhoria da eficiência energética ou transição para tecnologias que utilizam energia de fontes renováveis ou outras soluções de baixo carbono”, explica a organização, em comunicado.