Todos sabemos e é bem verdade que o melhor de conhecer é mesmo provar. Uma viagem seja qual for o destino fica sempre mais apetecível se pontuada com sabores tradicionais e típicos do lugar a conhecer. Desta vez, propormos um passeio gastronómico pela região Centro, onde encontramos lugares encantadores como Coimbra, Aveiro, Leiria, Serra da Estrela ou Beira Baixa. Há tanto para ver e conhecer e também saborear.
Sentado à mesa, o visitante é surpreendido por uma imensidão de sabores e paladares únicos que fazem de qualquer refeição um verdadeiro manjar dos deuses. Se é mais apreciador de sabores vindos do mar, tem sempre como opção a célebre Caldeirada ou Sopa de Peixe. Dois pratos muito característicos e repletos de texturas ímpares. Caso seja um amante de carne, terá nesta visita uma verdadeira experiência gastronómica. Entre as opções, destaca-se o Leitão da Bairrada, apreciado de Norte a Sul, ou o cabrito assado, tipicamente confecionado em Castelo branco. Para petiscar, é sempre servido o desejado Queijo da Serra, cujas palavras são insuficientes para enumerar qualidades.
Ultrapassado o primeiro teste de sabores, o visitante ou visitantes são convidados a deliciar-se com as sobremesas espectaculares da região, que atualmente podem ser encontradas de todas as maneiras em todo o território nacional. Não há como não fazer uma referência aos típicos ovos moles de Aveiro, cuja tradição se mantém intacta e a degustação obrigatória quando se viaja à capital deste doce típico. O Pão de Ló de Ovar, a Tigelada beirã, os impressionantes Pastéis de Tentugal e ainda os Pudins da Batalha, conhecidos pela junção dos sabores de doce de ovos e amêndoa.
Como não há mesa sem bebida nada como fazer as merecidas referências aos vinhos da região, também eles marcados pelas características do território. Entre os mais apreciados, uma menção merecida para os Espumantes da Bairrada, os vinhos tintos do Dão ou os vinhos rosados da Beira Interior.
Abriu-se-lhe o apetite? Não foi por acaso. Não fosse esta junção de referências um motivo mais que suficiente para inaugurar uma experiência pelos sabores tradicionais portugueses. O que se segue? Uma viagem pela região Centro? Um jantar a dois? Deixámos ao critério, aconselhamos apenas a celebrar os momentos.