Portugal conta com belas paisagens de perder de vista, mas convidamo-lo a imaginar aquelas que estão mesmo ao seu redor. Pensou na cidade? Acertou em cheio. As cidades estão repletas de paisagens, quase todas mudadas e alteradas de acordo com as dinâmicas sociais. O certo é que há cada vez mais espaços verdes dentro das cidades, seja pelos parques naturais, seja pela requalificação de novas zonas urbanísticas. A plataforma Holidu enumerou as 10 cidades mais verdes de Portugal. Vamos conhecê-las?
Almada
A ocupar a décima posição está Almada com 0.27m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Embora numa posição menos destacada, a cidade reúne espaços diversificados que permitem maior contacto da população com a natureza. O Parque da Paz assume-se como um lugar de grande destaque para os almadenses, que em especial ao fim de semana aproveitam este espaço para descontrair, praticar exercício físico ou conviver com amigos ou em família.
Loulé
Com todas as zonas verdes, Loulé soma a nona posição da tabela com 0.29m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. A Fonte de Benémola, localizada no interior de Loulé, é um espaço único que reúne “mais de 300 espécies de plantas que pode observar com a sua família, ao longo da ribeira pode observar peixes, salamandras e sapos”, destaca a plataforma, deixando o convite.
Viseu
O Parque do Fontelo é um dos principais espaços verdes de Viseu e considerado por muitos locais como um dos pontos obrigatórios para os amantes de caminhadas ou passeios ao ar livre. Na oitava posição da lista, a cidade apresentando 0.29m2 de parques e jardins por 1000 habitantes.
A viagem continua pelo País que apaixona, envolve e marca quem o visita pela primeira vez. Destacado pela sua beleza e diversidade de paisagens, Portugal soma elogios além-fronteiras graças às suas características únicas.
Lisboa
Com locais a perder a conta, a capital portuguesa encontra-se na sétima posição. Um número especial para tantos, mas vamos a números. Lisboa conta com 0.29m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Entre os principais espaços a destacar, encontramos o Parque Eduardo VII no coração da cidade. Este local conta com uma extensão de 25 hectares, com espaços múltiplos. O longo passeio para subir ou descer, as zonas verdes para praticar exercício física ou relaxar. Uma ótima sugestão para incluir num roteiro.
Oeiras
Seguimos viagem pelo distrito de Lisboa e paramos em Oeiras para admirar a vista para o mar e não só. O município ocupa o sexto lugar da tabela com 0.30m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. O célebre Parque dos Poetas apaixona quem reside em Oeiras e atrai outros tantos fora da cidade, para conhecê-lo.
Portimão
Regressamos ao Sul do País, mais concretamente à cidade de Portimão, onde contabilizamos 0.35m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Os locais não descoram os passeios em família ou uma caminhada desportiva no conhecido Parque da Juventude, que durante a época balnear é também local visitado por milhares de turistas.
Seguimos o roteiro para encontrarmos as cidades que mais se destacam pelas suas zonas verdes. Entramos na reta final para conhecer o Município que proporciona à população maior contacto com a Natureza. Viajamos para o Norte…
Braga
Certamente conhece ou já ouviu falar dos Jardins do Santuário do Bom Jesus. Este é um dos locais mais belos do País e também um dos maiores em matéria de espaços verdes de Braga. No total, a cidade conta 0.35m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Deixamos as imagens provar o merecido quarto lugar…
Vila do Conde
Vila do Conde entra diretamente para o terceiro posto do pódio ao contar com 0.38m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. A “Praça da República onde se insere um bonito jardim ladeado pelo rio e por casas dos séculos XVIII e XIX”, lê-se sobre o principal espaço destacado pela plataforma.
Maia
No segundo lugar encontramos a cidade da Maia, que soma 0.40m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. O Parque de Avioso convida os apreciadores de espaços verdes a sentir e a viver o ambiente da floresta com todas as suas características no expoente máximo. Um espaço a colocar na lista de roteiros a Norte.
Terminamos a viagem a Norte, mais concretamente na cidade do Porto, que arrecada o primeiro lugar neste pódio onde nos propomos a apresentar as 10 cidades mais verdes de Portugal, onde foram calculados os totais de metros quadrados de cada parque e jardins rotulados no interior de cada cidade.
Porto
A cidade Invicta conta com 0.57m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Conhecida mundialmente pela sua beleza histórica secular, envolve os residentes e quem chega pela primeira vez. Pelo Douro, arquitetura e claro os espaços verdes. O Parque da Cidade proporciona o maior pulmão da cidade e da região, contabilizando mais de 80 hectares de terreno.