Close Menu
Veja PortugalVeja Portugal

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Outubro 28, 2025

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Veja PortugalVeja Portugal
    • Inovação
      1. Perspetivas
      2. View All

      “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

      Outubro 28, 2025

      “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

      Outubro 24, 2025

      “A LANDE posiciona-se na intersecção entre o eco-luxury e a inovação responsável”

      Outubro 23, 2025

      “Queremos reafirmar o compromisso com a indústria portuguesa e um futuro mais eficiente e sustentável”

      Outubro 23, 2025

      Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

      Julho 30, 2025

      Alerta verão! Chegou a nova Sagres Sol&Mar com um ingrediente especial

      Julho 24, 2025

      Portugueses podem reduzir até cerca de 3 quilos de alimentos por semana

      Setembro 25, 2024

      Portugal destaca-se acima da média europeia em competências digitais

      Setembro 6, 2024
    • +Portugal
      1. Novidades
      2. Últimas Notícias
      3. View All

      Arquitetos desafiados a marcar presença na DECORHOTEL

      Outubro 8, 2025

      Manuel Norte Santo lidera novo ciclo à frente do CEPAAL

      Outubro 8, 2025

      Douro recebe espaço com alta cozinha e paisagem

      Outubro 8, 2025

      “Temos conseguido entrar, com este produto tão português, em países onde não temos ligação cultural”

      Setembro 24, 2025

      Coldplay elegem Bárbara Bandeia para abrir concertos em Portugal

      Abril 6, 2023

      Funchal promove Dia da Atividade Física e do Desporto

      Abril 3, 2023

      Millennium Estoril Open decorre até 9 de abril em Cascais

      Abril 3, 2023

      De que forma o azeite português pode vingar no mercado chinês?

      Abril 3, 2023

      Exportações do agroalimentar atingem novo marco histórico

      Março 5, 2025

      Venda recorde de veículos elétricos em Portugal marca 2024

      Janeiro 9, 2025

      Portugal reforça posição de destaque na UE na produção de vinho espumante

      Janeiro 6, 2025

      Pastéis de Belém eleitos o Melhor Doce do Mundo

      Dezembro 16, 2024
    • Empresas
      1. Tendências
      2. View All

      Sem ideias para a Páscoa? A Odisseias tem programas imperdíveis para fazer em família!

      Março 31, 2023

      Empresas madeirenses apresentam produtos regionais na SAGALEXPO

      Março 23, 2023

      SAGALEXPO confirma presença compradores de 95 países em Lisboa

      Março 17, 2023

      Chocolates: diversidade dita tendências do mercado

      Outubro 11, 2022

      “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

      Outubro 24, 2025

      “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

      Outubro 24, 2025

      “A AGIX continua a afirmar-se na vanguarda da Indústria 4.0, impulsionando a transformação tecnológica”

      Outubro 23, 2025

      “Temos apostado fortemente em sustentabilidade e inovação tecnológica e reforçámos o compromisso com a economia circular”

      Outubro 23, 2025
    • Cultura
      1. Lazer
      2. View All

      Douro recebe espaço com alta cozinha e paisagem

      Outubro 8, 2025

      Serra da Estrela conquista certificação internacional de destino turístico de montanha

      Setembro 27, 2024

      Regresso ao trabalho: 7 massagens para terminar as férias relaxado!

      Setembro 14, 2024

      Barcos Wines lança 3ª edição da “Vindima Para Todos”

      Setembro 13, 2024

      O maior evento em Portugal para quem vibra com motos regressa ao Porto em 2026

      Julho 25, 2025

      Inspirado nos clássicos… Leonel Vieira regressa ao cinema com ‘O Pátio da Saudade’

      Julho 10, 2025

      ‘Anjo da Guarda’ sobe à cena para reflitir sobre a desumanização

      Novembro 8, 2024

      ‘Il Trovatore’ de Verdi sobe aos palcos portugueses já em outubro

      Setembro 25, 2024
    • Contactos
    Veja PortugalVeja Portugal
    Início » Sample Page » “Podia investir noutros sítios, mas Portugal é mais atrativo”
    Perspetivas

    “Podia investir noutros sítios, mas Portugal é mais atrativo”

    Com vários projetos de sucesso à escala internacional, o empresário Tim Vieira decidiu realizar diversos investimentos no setor da hotelaria no País. Experiência. Conexões. Autenticidade. Burocracia. As palavras mais sonantes que marcam a entrevista do ‘Tubarão’ à Veja Portugal.
    Veja PortugalBy Veja PortugalNovembro 16, 2022Sem comentários7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    Que balanço faz dos primeiros tempos de vida do seu mais recente projeto na hotelaria?

    O investimento que fizemos mais relevante é Aethos Ericeira. Foi inaugurado recentemente. Ainda não temos grandes números para divulgar. Estamos muito contentes com a procura que já teve e com as pessoas que têm demonstrado interessado no espaço. É um hotel de quatro estrelas, dedicado ao surf e à família. Tem todos os serviços, desde ginásio, piscina, restaurante. É um hotel ligado ao sítio onde está localizado. Temos o mar à frente. Está tudo no lugar certo. O Aethos é daqueles hotéis que as pessoas podem ficar mais que dois dias e até trabalhar. Temos vários serviços disponíveis ao alcance dos hóspedes. Se uma criança quiser fazer surf arranjamos um professor. Se quiserem ir apanhar ondas a Peniche também é possível. A nossa filosofia é encontrar interesse para o cliente dentro da comunidade. Queremos que o hóspede saia do nosso hotel com um conhecimento completo do hotel e da zona envolvente.

    A experiência convida à descentralização do Turismo.

    Às vezes pensamos que Lisboa tem de ser o centro, mas não há nenhum problema em que a Ericeira seja o centro. Do aeroporto é cerca de meia hora de distância. Do centro de Lisboa cerca de 40 minutos. Contudo, o ambiente leva-nos a sentir que estamos a três horas de distância da cidade. Olhamos para trás temos a montanha, em frente o mar.

    Em que é que se inspirou para Aethos Ericeira?

    O hotel foi feito de uma forma muito clean, em que conseguimos utilizar o hotel. É muito confortável com todas as coisas modernas, mas ao mesmo tempo oferecer aquele momento em que nos esquecemos de tudo. Quando eu vi aquele sítio percebi logo que tinha de ser feita alguma coisa espectacular. Só colocar quartos já teria de sucesso, mas tinha de ser mais alguma coisa. Tínhamos de acrescentar valor ao que já tínhamos à nossa volta. Depois, conseguimos fazer a obra que tínhamos planeado sem estragar nada. A gente não tem mais nenhum metro quadrado construído além daquilo que estava no projeto. Conseguimos fazer quartos com jardim. Foi tudo muito bem trabalhado pelo arquiteto Luis Pedra Silva, que percebeu logo que seria um hotel de experiencias. Não queríamos estragar nada do que já lá estava. Queríamos deixar tudo o mais natural possível.

     

    Ver esta publicação no Instagram

     

    Uma publicação partilhada por Aethos Ericeira (@aethosericeira)


    O Aethos Ericeira é uma ideia mais próxima do que entende como ‘hotel do futuro’?

    É um hotel relevante para o que a gente quer. Podemos pensar que é um hotel para pessoas entre os 20 e 40 anos. Mas não é bem isso. Temos muitas pessoas que estiveram lá com 50 anos com um vibe de surf que ficaram muito satisfeitos. Não quisemos colocar o hotel numa caixa, mas deixar o mundo entrar. Há uma bebida para cada tipo de pessoa. A idade não é definidora de nada. O mindset é que comanda a experiencia a forma como estamos.

    A pandemia trouxe diversos constrangimentos ao setor. Como viveu esta fase?

    Mudámos tudo o que estávamos a pensar fazer para o hotel no Alentejo. Depois de tudo o que passámos este é obviamente um mundo novo, quer pela forma como trabalhamos, estudamos, vivemos e procuramos passar tempo. Se calhar, o ski vai ser menos interessante com menos neve. Temos países a decidir que só vão ter turistas que gastam uma determinada média. No Alqueva, estamos a tentar perceber como fazemos um hotel sem fazer grandes mudanças, convidando todos a passar tempo. O ADN da minha ideia em turismo é não excluir mas convidar a fazer parte. Temos muitos sítios que não podemos estragar, mas podemos criar muito valor.

    Os empresários alegam dificuldade em fazer investimentos em Portugal. Continua a fazer sentido em apostar no País?

    Eu podia investir noutros sítios, mas vejo Portugal como o lugar mais atractivo. Está no centro do Mundo. Estamos a seis horas de Nova Iorque, a duas horas de Londres ou Paris. Temos voos diretos de África ou da América do Sul. Há dois tipos de pessoas neste momento: os portugueses e as pessoas que querem ser portuguesas. Por outro lado, eu podia dizer que há muitas coisas erradas e que poderiam ser melhores. Isso todos conhecem. O Turismo em Portugal está a fazer um bom trabalho. Estamos no mapa do Mundo. Há um grande trabalho a ser feito pelos hotéis em Portugal e os investidores envolvidos na hotelaria em Portugal. Há pessoas que visitam Portugal e têm uma ótima experiencia. As expectativas são sempre superiores. Vemos pessoas a voltar e outros com o desejo de mudar-se para Portugal.

    Na sua opinião, o que é que falta mudar?

    A burocracia. É um palavrão, mas é mesmo a burocracia. É sempre isso. Às vezes os apreendedores e arquitetos têm ideias fantásticas, que sabem atrair e perceber o retorno para conseguirmos pagar mais e melhores salários e depois são confrontados com longos processos. Essa confrontação dói. Obviamente, há os incentivos para determinados projetos, que nem sempre cumprem os requisitos ideais. Era mais interessante do que dizer a alguém que vai investir num hotel que tem de ter 50 quartos, quando possivelmente 30 seriam suficientes.

    “Quando falo com estrangeiros sobre Portugal, noto sempre por parte deles uma grande admiração pela autenticidade do País”

    O Turismo em Portugal estava numa fase de crescimento exponencial antes da pandemia e recupera atualmente os números a uma velocidade feroz. De que forma pode ser melhorada a experiência do turista?

    Acho que temos de lutar para ter os turistas a passar mais dias em Portugal. O valor de um voo para dois dias é praticamente igual a um de dez. Como é que fazemos para as pessoas conhecerem ainda mais Portugal? O Centro do País é espectacular. O Alentejo também é maravilhoso. Acho que é fazer aquilo que já se faz e juntar outras experiencias. Por exemplo, dois dias no Porto e depois partir para o Centro. A mesma coisa para Lisboa. Dois dias para visitar o Alentejo.

    Tendo uma vasta experiência no estrangeiro, como é que percepciona Portugal?

    Quando falo com estrangeiros sobre Portugal, noto sempre por parte deles uma grande admiração pela autenticidade do País. Quando saem das cidades principais e visitam outras zonas ainda sentem mais essa autenticidade. Sei que às vezes somos um bocado negativos, vemos sempre o lado negativo, mas eu acho que devíamos perceber que temos um País espectacular e temos ainda uma coisa melhor que são os portugueses quando falam com um estrangeiro. A maneira como falamos, olhamos nos olhos, falamos com o coração e queremos dar a provar a nossa gastronomia e doçaria. Os estrangeiros ficam comovidos com estes gestos. As pessoas saem de Portugal melhores humanos. As vezes ter burocracia ajuda o País a não ir para o Mundo e manter algumas questões mais tradicionais, como a hospitalidade ou o conceito de família.

    Quais são os seus próximos objetivos?

    Não pretendo ser um ‘grande’ da hotelaria. Temos pessoas nesse mercado com histórias incríveis. Eu quero é fazer algo especial, que faça a diferença. Não temos grandes planos. Temos uma série de espaços com propostas diferentes, que chegam a todas as pessoas. Achamos que temos projetos especiais para pessoas que querem viver uma vida especial. Gostávamos obviamente de ter alguma parceria para o Sul ou as Ilhas. Quero deixar alguma coisa aos meus filhos e que eles pensem: ‘Isto é giro!’. Quero que sorriam, que sintam que houve coração com determinada coisa que eu tenha feito.

    Capitais Economia Europa Featured Hotéis Hotel Hotelaria Investimento Investimentos Mundo Negócios Sucesso Tim Vieira Tubarão Turismo Turistas
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Veja Portugal
    • Website

    Related Posts

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Outubro 28, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025

    “A LANDE posiciona-se na intersecção entre o eco-luxury e a inovação responsável”

    Outubro 23, 2025

    “Queremos reafirmar o compromisso com a indústria portuguesa e um futuro mais eficiente e sustentável”

    Outubro 23, 2025

    “Acompanhamos a tendência de valorização de materiais nobres, design intemporal e soluções eco-eficientes”

    Outubro 22, 2025

    “Queremos reforçar a aposta na automação inteligente e flexível, onde a visão artificial 2D e 3D assume um papel central”

    Outubro 22, 2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Mais Notícias

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    By Veja PortugalOutubro 28, 2025

    A Petalamel participa na SAGALEXPO desde a primeira feira em 2022. Como têm avaliado a…

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025
    Siga-nos!
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    Últimas Notícias

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Outubro 28, 2025

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025
    Don't Miss

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    By Veja PortugalOutubro 28, 2025

    A Petalamel participa na SAGALEXPO desde a primeira feira em 2022. Como têm avaliado a…

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    By Veja PortugalOutubro 28, 2025

    A Petalamel participa na SAGALEXPO desde a primeira feira em 2022. Como têm avaliado a…

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025

    De que forma a presença na MOLDPLAS pode ajudar a aumentar vendas ou carteira de…

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025

    Quais as mais recentes novidades a destacar? Ao longo de mais de 30 anos de…

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025

    Há algum desafio que a empresa pretende alcançar com a presença na MOLDPLAS? Sim, o…

    Our Picks

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Outubro 28, 2025

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Demo
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Our Picks

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    By Veja PortugalOutubro 28, 2025

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025
    Demo
    Veja Portugal
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Inovação
    • +Portugal
    • Empresas
    • Cultura
    • Contactos
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Go to mobile version