A VEJA Portugal simulou através do site Wine Tourism Portugal uma experiência de três dias no Douro – uma das mais vendidas – e encontrou diversas opções, com diferentes tipos de orçamento.
Os visitantes – por norma a plataformas sugere que a experiência seja feita a dois ou a quatro – que decidam embarcar nesta aventura pela região Norte dispõem de várias mordomias.
Os roteiros ao longo de três dias
No primeiro dia, logo após o desembarque em território nacional, os viajantes têm ao seu dispor um transfer direto para um conhecido hotel da região. Poucas horas após a aterragem, os turistas são levados a fazer um passeio de automóvel por duas horas pelo Douro Vinhateiro. Nele é possível ver as paisagens na sua beleza esplendorosa, além dos caminhos também eles dominados pelas características do território.
Depois do passeio, o casal ou grupo de amigos é convidado a desfrutar de um almoço tipicamente português. Segue-se a visita à adega uma conhecida quinta de vinho da região. Os viajantes são confrontados com todo o processo de produção do vinho, além de conhecerem de perto as suas origens. São posteriormente convidados a fazer uma prova de vinhos. É este um dos pontos altos da experiência e também a mais aguardada pelos viajantes. Após um passeio pela propriedade, que dispõe de vários espaços alusivos ao negócio, os participantes são servidos com um jantar ainda na Quinta, também ele preparado ao detalhe.
O dia termina com um brinde a assinalar o momento para mais tarde recordar.
O segundo dia contempla logo após um pequeno almoço uma visita a uma nova Quinta. Os visitantes são convidados a conhecer de perto as especificidades de cada vinho e o motivo pelo qual são tão distintivos e apreciados além-fronteiras. Segue-se o almoço num restaurante gourmet com assinatura de um chef com menções atribuídas. Espera-se portanto mais um momento de degustação únicos proporcionados aos visitantes.
A tarde inicia-se com a visita a uma nova Quinta com muita relevância para a região pelo seu prestígio e antiguidade. durante este roteiro, os visitantes descobrem também a ligação histórica do local à Família Real Portuguesa. É, portanto, uma oportunidade única para os mais curiosos pela História. O dia termina com a degustação de vinhos da propriedade.
Fotos, fotos e mais fotos
O terceiro e último dia contempla uma experiência única, que proporciona memórias ímpares aos participantes. O roteiro de três dias termina com um passeio num cruzeiro do Douro com duração de duas horas. Nele é possível surpreender-se com paisagens tão únicas, quanto especiais.