Close Menu
Veja PortugalVeja Portugal

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Outubro 28, 2025

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Veja PortugalVeja Portugal
    • Inovação
      1. Perspetivas
      2. View All

      “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

      Outubro 28, 2025

      “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

      Outubro 24, 2025

      “A LANDE posiciona-se na intersecção entre o eco-luxury e a inovação responsável”

      Outubro 23, 2025

      “Queremos reafirmar o compromisso com a indústria portuguesa e um futuro mais eficiente e sustentável”

      Outubro 23, 2025

      Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

      Julho 30, 2025

      Alerta verão! Chegou a nova Sagres Sol&Mar com um ingrediente especial

      Julho 24, 2025

      Portugueses podem reduzir até cerca de 3 quilos de alimentos por semana

      Setembro 25, 2024

      Portugal destaca-se acima da média europeia em competências digitais

      Setembro 6, 2024
    • +Portugal
      1. Novidades
      2. Últimas Notícias
      3. View All

      Arquitetos desafiados a marcar presença na DECORHOTEL

      Outubro 8, 2025

      Manuel Norte Santo lidera novo ciclo à frente do CEPAAL

      Outubro 8, 2025

      Douro recebe espaço com alta cozinha e paisagem

      Outubro 8, 2025

      “Temos conseguido entrar, com este produto tão português, em países onde não temos ligação cultural”

      Setembro 24, 2025

      Coldplay elegem Bárbara Bandeia para abrir concertos em Portugal

      Abril 6, 2023

      Funchal promove Dia da Atividade Física e do Desporto

      Abril 3, 2023

      Millennium Estoril Open decorre até 9 de abril em Cascais

      Abril 3, 2023

      De que forma o azeite português pode vingar no mercado chinês?

      Abril 3, 2023

      Exportações do agroalimentar atingem novo marco histórico

      Março 5, 2025

      Venda recorde de veículos elétricos em Portugal marca 2024

      Janeiro 9, 2025

      Portugal reforça posição de destaque na UE na produção de vinho espumante

      Janeiro 6, 2025

      Pastéis de Belém eleitos o Melhor Doce do Mundo

      Dezembro 16, 2024
    • Empresas
      1. Tendências
      2. View All

      Sem ideias para a Páscoa? A Odisseias tem programas imperdíveis para fazer em família!

      Março 31, 2023

      Empresas madeirenses apresentam produtos regionais na SAGALEXPO

      Março 23, 2023

      SAGALEXPO confirma presença compradores de 95 países em Lisboa

      Março 17, 2023

      Chocolates: diversidade dita tendências do mercado

      Outubro 11, 2022

      “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

      Outubro 24, 2025

      “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

      Outubro 24, 2025

      “A AGIX continua a afirmar-se na vanguarda da Indústria 4.0, impulsionando a transformação tecnológica”

      Outubro 23, 2025

      “Temos apostado fortemente em sustentabilidade e inovação tecnológica e reforçámos o compromisso com a economia circular”

      Outubro 23, 2025
    • Cultura
      1. Lazer
      2. View All

      Douro recebe espaço com alta cozinha e paisagem

      Outubro 8, 2025

      Serra da Estrela conquista certificação internacional de destino turístico de montanha

      Setembro 27, 2024

      Regresso ao trabalho: 7 massagens para terminar as férias relaxado!

      Setembro 14, 2024

      Barcos Wines lança 3ª edição da “Vindima Para Todos”

      Setembro 13, 2024

      O maior evento em Portugal para quem vibra com motos regressa ao Porto em 2026

      Julho 25, 2025

      Inspirado nos clássicos… Leonel Vieira regressa ao cinema com ‘O Pátio da Saudade’

      Julho 10, 2025

      ‘Anjo da Guarda’ sobe à cena para reflitir sobre a desumanização

      Novembro 8, 2024

      ‘Il Trovatore’ de Verdi sobe aos palcos portugueses já em outubro

      Setembro 25, 2024
    • Contactos
    Veja PortugalVeja Portugal
    Início » Sample Page » “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”
    Perspetivas

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Presente desde a primeira edição, em 2022, a SAGALEXPO tem sido uma plataforma determinante para a expansão da Petalamel no exterior. António Pereira, administrador, destaca o impacto positivo da feira no crescimento e consolidação da marca no setor alimentar. “A nossa presença desde o início tem-nos permitido encontrar novos clientes e parceiros, impulsionando oportunidades reais de negócio”, sublinha.
    Veja PortugalBy Veja PortugalOutubro 28, 2025Sem comentários5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Pinterest Email

    A Petalamel participa na SAGALEXPO desde a primeira feira em 2022. Como têm avaliado a evolução e a dinâmica ao longo das últimas edições e de que forma tem contribuído para a vossa atividade?
    A nossa presença tem sido, como disse, desde o início. As nossas expectativas são sempre elevadas em relação a esta feira, que tem sido uma verdadeira alavanca para o negócio da Petalamel. Tem-nos permitido encontrar clientes, parceiros e novos contactos, oportunidades que efetivamente têm surgido nas últimas edições.

    E olhando agora em retrospetiva — desde a primeira participação até à atual — têm notado uma tendência de crescimento da feira?
    Sem dúvida. Recordo-me da primeira edição, em que éramos menos, e tem havido um crescimento constante, ano após ano. Só temos de dar os parabéns à organização pela evolução e pelo aumento de expositores e visitantes.

    A organização procura diversificar os mercados e compradores visitantes. Enquanto empresa expositora sentem essa diferença no decorrer da feira?
    Os nossos mercados principais, em termos de relações comerciais, são maioritariamente europeus. No entanto, têm surgido pontualmente outros mercados com potenciais compradores, o que tem sido muito interessante, pois permite discutir possíveis parcerias. A feira tem-nos proporcionado esse contacto com novos mercados.
    Por vezes, essas oportunidades não se concretizam devido a dificuldades logísticas ou de outra natureza, mas continua a ser muito relevante termos a possibilidade de trabalhar com mercados fora do chamado “mercado da saudade”, essencialmente centrado na Europa.

    Quais são, dentro da Europa, os principais países para onde exportam?
    No chamado “mercado da saudade” trabalhamos essencialmente com França, Alemanha, Reino Unido, Luxemburgo, Bélgica, Holanda e Suíça. São países onde existem comunidades portuguesas significativas e onde temos mantido negócios regulares com empresários aí sediados.

    E relativamente a outros mercados fora da Europa?
    Temos algumas situações no mercado americano, nomeadamente nos Estados Unidos, onde se abriu uma oportunidade. No entanto, as novas políticas tarifárias vieram complicar a continuidade dessa atividade, que está agora em stand-by.
    Temos também alguma presença no mercado africano, ainda que de forma indireta, através de outros parceiros que já operam nesses países. Queremos reforçar essa ligação e aspiramos igualmente a retomar negócios com os Emirados Árabes Unidos, onde já tivemos experiência no passado, nomeadamente no Dubai. Gostaríamos de reativar esses contactos, pois são mercados atualmente muito relevantes.

    E quanto ao mercado asiático, que tem vindo a crescer?
    Já temos alguma presença no mercado chinês, através de um parceiro, mas é neste momento um caso isolado.

    Qual é o impacto da atividade exportadora na faturação global da Petalamel?
    A empresa já teve uma exposição ao mercado externo ainda maior do que atualmente, até porque o mercado nacional tem crescido bastante. No entanto, a exportação representa cerca de 50% do volume de negócios da empresa. É um resultado muito positivo e é nosso objetivo continuar a crescer e a apostar fortemente no mercado internacional.

    Como equilibram a atuação entre o mercado nacional e o internacional, tendo em conta as diferenças de consumo e preferências?
    No mercado nacional, trabalhamos essencialmente produtos tradicionais portugueses, a nossa pastelaria e as sobremesas típicas. No mercado da saudade, especialmente na Europa, o consumidor é o mesmo português que procura matar saudades dos sabores de Portugal.
    Nesta época natalícia, por exemplo, todos querem ter à mesa produtos portugueses.
    Já fora desse mercado, temos de adaptar-nos aos gostos e hábitos locais, o que constitui um desafio maior.
    Mesmo aqui ao lado, em Espanha, onde temos vindo a crescer, a gama de produtos que apresentamos é diferente da que trabalhamos em Portugal, devido às diferenças de hábitos e preferências.

    E como identificam essas tendências e preferências dos outros países?
    Vamos percebendo essas tendências através de pesquisas e contactos com potenciais clientes, analisando os produtos fabricados nesses países que são mais procurados. Tentamos depois adaptar esses produtos com as matérias-primas de que dispomos, produzindo versões similares, mas sempre com um toque nacional que acrescente valor.

    Os compradores internacionais que visitam a SAGALEXPO também fazem pedidos específicos, por exemplo, produtos com determinadas características?
    Sim, existem pedidos específicos. Nem sempre é possível concretizá-los, mas há solicitações relativas ao tipo de embalagem ou a certificações exigidas por determinados mercados, como os que incluem comunidades judaicas ou árabes. Estas certificações são exequíveis para alguns produtos, para outros nem tanto. De qualquer forma, procuramos adaptar-nos às exigências e pretensões dos clientes sempre que possível.

    Quais são os produtos de topo, que melhor representam a Petalamel?
    Temos alguns produtos que nos identificam perfeitamente. Um deles é o Croissant do Porto, um brioche amanteigado que tem tido grande aceitação no mercado nacional e também no internacional. O feedback tem sido muito positivo e a comercialização tem crescido substancialmente.
    Durante a época natalícia, os nossos doces tradicionais têm igualmente um peso muito grande no volume de negócios. Para ter uma ideia, os meses de outubro, novembro e dezembro representam cerca de 40% da faturação anual, o que é bastante significativo.

    Sobre a SAGALEXPO 2026, já têm objetivos definidos? Como costumam planear a vossa participação?
    Em todas as edições da SAGALEXPO procuramos levar novidades, apresentar produtos aos nossos parceiros e clientes e introduzir algo inovador, alinhado com as tendências do mercado nacional e internacional.
    Já aconteceu sermos visitados por potenciais clientes em várias edições sem concretizar negócio, e depois, numa edição seguinte, apresentamos uma novidade que desperta o interesse e leva à concretização de uma parceria.
    A ideia é, portanto, levar sempre novos produtos, quer para complementar o portefólio dos atuais clientes, quer para cativar novos.

    Compradores Internacionais Exportações Portuguesas expositores Feira Petalamel portugal SAGALEXPO setor alimentar sobremesas sobremesas portuguesas
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Veja Portugal
    • Website

    Related Posts

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025

    “A LANDE posiciona-se na intersecção entre o eco-luxury e a inovação responsável”

    Outubro 23, 2025

    “Queremos reafirmar o compromisso com a indústria portuguesa e um futuro mais eficiente e sustentável”

    Outubro 23, 2025

    “A AGIX continua a afirmar-se na vanguarda da Indústria 4.0, impulsionando a transformação tecnológica”

    Outubro 23, 2025

    “Temos apostado fortemente em sustentabilidade e inovação tecnológica e reforçámos o compromisso com a economia circular”

    Outubro 23, 2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Mais Notícias

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    By Veja PortugalOutubro 28, 2025

    A Petalamel participa na SAGALEXPO desde a primeira feira em 2022. Como têm avaliado a…

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025
    Siga-nos!
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    Últimas Notícias

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Outubro 28, 2025

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025
    Don't Miss

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    By Veja PortugalOutubro 28, 2025

    A Petalamel participa na SAGALEXPO desde a primeira feira em 2022. Como têm avaliado a…

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    By Veja PortugalOutubro 28, 2025

    A Petalamel participa na SAGALEXPO desde a primeira feira em 2022. Como têm avaliado a…

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025

    De que forma a presença na MOLDPLAS pode ajudar a aumentar vendas ou carteira de…

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025

    Quais as mais recentes novidades a destacar? Ao longo de mais de 30 anos de…

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025

    Há algum desafio que a empresa pretende alcançar com a presença na MOLDPLAS? Sim, o…

    Our Picks

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    Outubro 28, 2025

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    Outubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    Outubro 24, 2025

    “O grande desafio é mudar a perceção de que digitalizar é complexo, caro e demorado”

    Outubro 24, 2025

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Demo
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    Our Picks

    “A exportação representa cerca de 50% do nosso volume de negócios”

    By Veja PortugalOutubro 28, 2025

    “O desafio é continuar a reforçar o posicionamento da TST Portugal como uma referência nacional”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025

    “Temos vindo a consolidar a nossa posição como especialistas e fabricantes em sistemas de fixação”

    By Veja PortugalOutubro 24, 2025
    Demo
    Veja Portugal
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    • Inovação
    • +Portugal
    • Empresas
    • Cultura
    • Contactos
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.