As noites dos Santos Populares – Santo António, São João e São Pedro – registaram um aumento de 34% no número de transações, que incluem compras e levantamentos, em comparação com a média diária de junho, segundo dados da SIBS Analytics.
O aumento foi observado entre as 20h e as 6h da madrugada, nos concelhos onde as festividades ocorreram, com o valor médio por compra situado nos 23 euros.
Ao analisar separadamente as diferentes noites festivas, verificou-se que a maior subida no número de transações ocorreu na noite de 28 para 29 de junho, durante a celebração de São Pedro. Nesta noite, o número de transações cresceu 58% em relação à média de junho, com um valor médio por compra de 29 euros.
Na noite de Santo António, de 12 para 13 de junho, as transações aumentaram 29% comparativamente à média de junho, com um valor médio por compra de 23 euros.
Durante a noite de São João, de 23 para 24 de junho, houve um crescimento de 29% nas transações, com um valor médio por compra de 20 euros.
A análise das transações por hora durante as noites festivas revelou uma maior concentração de operações entre as 20h e as 21h. Na noite de São Pedro, essa concentração foi de 36%, enquanto na noite de Santo António foi de 29% e na noite de São João foi de 27%.