Portugal assinalou o Dia Mundial do Turismo apresentando números recorde com uma recuperação do setor após a pandemia de Covid-19. O País ultrapassou os números pré-pandemia, registando novos históricos de dormidas e receitas turísticas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), considerando os meses janeiro a julho deste ano.
No período de análise, Portugal recebeu 16,8 milhões de hóspedes, o que representa um aumento significativo na comparação com o mesmo período de 2019. Além disso, foram contabilizadas 42,8 milhões de dormidas, um crescimento de cerca de 10% em relação a 2019.
As receitas turísticas também tiveram um aumento expressivo, atingindo 3,2 mil milhões de euros, um acréscimo de 39% em relação ao período homólogo de 2019.
Em julho, o rendimento médio por quarto ocupado alcançou os 137,9 euros, superando os valores de agosto de 2022. A receita das dormidas dos hóspedes nas unidades hoteleiras aumentou 41,8%.
O secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, destacou que este é o ano da “plena recuperação” do turismo em Portugal, mostrando a resiliência do setor. Os números alcançados até agora demonstram a força e o potencial do turismo no país, que continua a atrair visitantes de todo o mundo.

