Já está em curso o ´Reactivity Braga – Diversidade e Sustentabilidade’, que desafia os bracarenses a optar por modos de transporte mais sustentáveis, inclusivos e amigos do ambiente, como transporte público, bicicletas e trotinetes elétricas ou a pé. Ao fazê-lo têm a oportunidade de ganhar pontos e trocá-los nas compras locais.
As recompensas mensais serão limitadas a 200 euros por participante ao longo de todo o projeto, a fim de incentivar mais participantes a pedalar e ganhar as recompensas mensais.
“O Reactivity Braga surge na sequência do Bicification, um outro projecto que desenvolvemos no ano passado e que teve resultados muito positivos que nos motivaram a fazer uma nova candidatura e a avançar com este novo projecto que tem como parceiro os TUB. O autocarro é, assim, a espinha dorsal do Reactivity, que é também complementado com deslocações a pé, de bicicleta ou de trotinete”, explicou a vereadora do Município de Braga e presidente do Conselho de Administração dos TUB, Olga Pereira.
O projecto de mobilidade urbana intermodal promovido e apoiado pelo EIT Urban Mobility, contando ainda com a parceria dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e da Associação Empresarial de Braga terá a duração de três meses. Para participar deve preencher o seguinte .
Os utilizadores vão ter acesso a uma plataforma online onde podem acompanhar o seu desempenho, consultar os pontos acumulados e verificar o contributo para uma mobilidade mais sustentável no município.
Este projeto é financiado pelo EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia. A EIT Urban Mobility atua para acelerar mudanças positivas na mobilidade para tornar os espaços urbanos mais habitáveis.