A preocupação com a sustentabilidade está na agenda do dia e por isso os Municípios têm acompanhado a tendência e convidado os munícipes a participarem ativamente em ações, que promovam a interação saudável com o meio ambiente, alertando e educando para as consequências de determinadas práticas. Embora haja muito trabalho participativo, entre as instituições e cidadãos, há também muito a acontecer nos bastidores.
O programa ECOXXI responde ao compromisso dos municípios portugueses e a sustentabilidade. O objetivo passa por convidar as cidades a cumprir 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Ao promover e reconhecer práticas de sustentabilidade assentes no planeamento e gestão de recursos e na proteção e salvaguarda do património cultural e natural, procura em particular o cumprimento do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 12 – Produção e Consumo Sustentáveis”, indica a plataforma, a propósito do projeto.
Na edição de 2022, foram atribuídas 54 Bandeiras Verdes ECOXXI (91,5% dos municípios participantes), encontrando-se no “TOP 10” os municípios de Pombal, Santo Tirso, Torres Vedras, Águeda, Braga, Oeiras, Sintra, Lousã, Leiria e Valongo.
Esta ainda é uma meta a meio gás, uma vez que apenas 19% dos municípios portugueses (59 mais concretamente) responderam à chamada e todos os anos procuram inovar e renovar o seu compromisso com a sustentabilidade.
O município de Pombal soma uma vantagem, obtendo uma Bandeira Verde ECOXXI com mais 90% índice para alcançar o título de ‘sustentável’. É considerado o Município mais sustentável do País, mas vamos aos números.
Afinal, o que diferencia Pombal e a suas práticas?
O Município de Pombal destacou-se, este ano, pelas iniciativas relacionadas com a promoção da educação ambiental por própria iniciativa, sustentabilidade em zonas balneares, criando acessos para cidadãos com mobilidade reduzida. A requalificação e ordenamento de espaços públicos para usufruto da comunidade também potenciaram os números alcançados pelo Município. No segmento da agricultura e desenvolvimento rural sustentável, Pombal também reuniu a pontuação máxima.