De que forma a Madeira está a trabalhar a sua projeção no exterior?
A Região Autónoma da Madeira tem, e terá sempre, no turismo uma das suas principais indústrias exportadoras. Neste âmbito, a Associação de Promoção da Madeira dispõe, numa clara aposta do Governo Regional, para uma maior promoção do destino, de um reforço de verbas, tendo em vista a multiplicidade de ações nos mercados tradicionais, nos novos mercados e junto de um vasto conjunto de players relevantes para o setor, nas suas mais diversas vertentes: clima, segurança, natureza, gastronomia, cultura, diversidade da oferta turística, entre outros.
O turismo é hoje uma das principais indústrias exportadoras da Região Autónoma da Madeira. Já não é a única, como outrora. A Região, há alguns anos a esta parte, vem-se afirmando e consolidando em novos setores de atividade, eminentemente exportadores, prosseguindo o objetivo de diversificação da economia madeirense. Setores que se vinham afirmando antes da emergência sanitária e de saúde pública e cujo crescimento se intensificou durante e após a crise pandémica.
Há mais competividade.
Na nova economia, através das tecnológicas, cuja atividade em 2021 – ainda não são conhecidos os dados para 2022 – representou cerca de 340 milhões de euros em volume de negócios, perspetivando-se que, num prazo de cinco anos, possa ultrapassar o nosso setor tradicional, o turismo, cujos proveitos totais atingiram os 528 milhões de euros em 2022. Valor recorde. É igualmente o caso do imobiliário de alto e médio rendimento que, acompanhado a montante pelo setor da construção civil, ascendeu aos 640 milhões de euros em 2022. E há um percurso gradual de afirmação, também, por parte de um conjunto de empresas transformadoras, sobretudo do setor agroalimentar e dos produtos do mar, com atividade e crescimento assinaláveis, quer no mercado nacional – território Continental – quer nos mercados externos.
Em qualquer um dos setores acima enumerados, a iniciativa privada é acompanhada de medidas e investimentos do setor público que visam incrementar as condições de competitividade, nomeadamente na internacionalização, e de atratividade ao investimento, incluindo o externo.
O intuito é manter portanto esta trajetória de investimento.
Projetamos, simultaneamente, estes setores com presença assídua em certames setoriais nacionais e internacionais, visando, quer a atração de investimento – promovendo as vantagens competitivas da Madeira –, quer a internacionalização, apoiando a promoção e a divulgação do seu tecido empresarial.
Em paralelo, a Região tem efetivado parcerias com diversas entidades externas, como câmaras e associações de comércio e embaixadas, com especial enfoque nos mercados que nos são mais relevantes e países com comunidades madeirenses significativas.
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