As comemorações do 20º aniversário do Museu do Pão, localizado em Seia, já arrancaram.
Como marco da celebração, o equipamento cultural apresentou a primeira edição do seu prémio anual, que tem como missão “divulgar a investigação científica em torno do pão e dos cereais panificáveis.”
“Um prémio que será atribuído trienalmente a três áreas disciplinares: Nutrição / Alimentação, Engenharia Alimentar e História e outras Ciências Sociais”, informou o Museu em comunicado.
As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 18 de maio de 2023. Os projetos serão analisados por um júri que anunciará o vencedor no dia de aniversário do Museu, em 2023.
“O vencedor será reconhecido com a publicação em livro do seu trabalho, sob a chancela do Museu do Pão. O trabalho premiado ganhará ainda uma estadia para duas pessoas, para uma noite, no Hästens Sleep Spa – CBR Boutique Hotel, em Coimbra”, destacou a organização.
O Museu do Pão tornou-se uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo. Foram mais de um milhão aqueles que passaram pelo Museu do Pão antes de completar 10 anos, continuando, hoje, a ser um dos museus mais visitados em Portugal.