As exportações de vinhos portugueses registaram um crescimento notável entre janeiro e agosto deste ano, com 234 milhões de litros vendidos ao exterior, no valor de 618,7 milhões de euros. Isso representa um aumento de 9,2% em volume e 2,8% em valor.
Este crescimento tem sido impulsionado principalmente pelo aumento do volume, não tanto pelo valor das vendas.
Apesar do aumento no volume exportado, o preço médio por litro de vinho caiu quase 6%, situando-se agora em 2,64 euros. A principal surpresa surge com as exportações para Espanha, que mais do que triplicaram este ano. Foram vendidos 20,3 milhões de litros, um crescimento de 206,6% em relação ao ano passado, com um aumento de 29,3% no valor total pago pelos operadores espanhóis, atingindo 19,5 milhões de euros.
Contudo, a queda significativa no preço médio de venda é notável. O vinho, em grande parte a granel, foi vendido a preços muito mais baixos: 96 cêntimos por litro, comparado com 2,12 euros por litro em 2023.
Este cenário revela que, embora o volume de exportações tenha aumentado, os vinhos portugueses estão a ser vendidos a preços bem mais baixos, o que pode afetar a rentabilidade do setor.