As exportações de cortiça em Portugal atingiram um novo recorde histórico em 2023, impulsionadas pelo crescimento consistente do setor e pela procura internacional.
De acordo com a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), o valor total das exportações chegou a 1.232 milhões de euros, representando um aumento de 2% em relação ao ano anterior. As rolhas de cortiça, principal produto exportado pelo País, ultrapassaram pela primeira vez a marca de 900 milhões de euros em exportações, registando um crescimento de 2,1%. Esse desempenho demonstra a resiliência do setor, que exporta mais de 90% da sua produção.
Apesar das dificuldades da conjuntura internacional, o setor da cortiça manteve um desempenho sólido em 2023. O primeiro trimestre do ano registou um forte crescimento, seguido de trimestres subsequentes com resultados estáveis em comparação ao ano anterior.
A balança comercial da cortiça atingiu 938 milhões de euros, ultrapassando os 900 milhões de euros pelo terceiro ano consecutivo. A taxa de cobertura das importações pelas exportações foi de 4,2 vezes. Além disso, as exportações para os Estados Unidos alcançaram um marco histórico, superando pela primeira vez os 200 milhões de euros.
“Apesar da atual conjuntura, encaramos o futuro com otimismo. Para consolidar a liderança mundial, será necessário reforçar os programas de promoção internacional e continuar a desenvolver tecnologicamente o setor”, concluiu João Rui Ferreira.