O Turismo do Porto e Norte volta a estar nomeado para os prestigiados Prémios Marketeer 2024, na categoria Turismo – Destino, depois de em 2022 ter vencido o galardão, no que é mais um reconhecimento da excelência e inovação no setor turístico na região.
O sucesso do trabalho realizado está plasmado nos números atingidos em 2023, onde o Turismo do Porto e Norte consolidou a liderança no turismo nacional, com subidas em praticamente todos os indicadores que medem a atividade turística.
Destaque para o aumento significativo, na ordem dos 15 por cento, nas dormidas, comparativamente ao ano anterior. “Este crescimento evidencia a capacidade de atração, mas também reforça o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, pilares fundamentais da nossa estratégia”, considera Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte. Que lembra o facto do destino ter sido “pioneiro no desenvolvimento de um marketplace de experiências turísticas, uma iniciativa que amplia a presença digital de pequenas e microempresas e aumenta o seu alcance no mercado internacional”.
Este é um ambicioso projeto que abrange todo o Norte de Portugal, promovendo a diversificação dos fluxos turísticos e uma distribuição equilibrada pela região, permitindo a alguns players de menor dimensão marcar presença numa plataforma agregadora e interativa.
No âmbito do movimento “I’m in Sustainability”, e com a filiação no Global Sustainability Tourism Council, foi iniciado o percurso tendente à certificação do destino, para que o Porto e Norte de Portugal seja reconhecido internacionalmente como um destino sustentável de renome global, trunfo com o qual está nomeado para o Prémio Nacional de Turismo, uma iniciativa conjunta do jornal Expresso e do BPI.
O programa “Ser Turismo Sustentável”, destinado a incentivar as empresas a adotarem práticas sustentáveis, com critérios internacionalmente definidos, subdivide-se em boas práticas nos domínios social, económico, ambiental e cultural.
O rebranding da marca “Porto e Norte”, que remete para as origens e para a originalidade que caracterizam a região, reafirmou a identidade cultural e autenticidade patrimonial, harmonizando tradição e inovação para liderar o futuro do turismo com equidade e visão sustentável.
A votação decorre até dia 5 de junho, altura até à qual os interessados poderão mostrar as suas preferências acedendo a esta hiperligação.