As exportações da indústria alimentar e das bebidas dispararam para 1.997 milhões de euros no início de 2024, revelando um aumento de 6,44% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística.
Os países da União Europeia lideram as vendas, absorvendo-se 66% das exportações do setor. Por outro lado, as exportações para países fora da UE diminuíram 3,58%, devido a desafios como o contexto geopolítico e problemas na cadeia logística.
Com a meta ambiciosa de atingir 10 mil milhões de euros em exportações, Jorge Henriques, presidente da FIPA, alerta para os desafios que a indústria enfrenta. “Os próximos tempos continuarão a ser marcados por uma elevada imprevisibilidade e muitos desafios à vida das empresas. A necessidade de uma estratégia agroalimentar para Portugal é sublinhada como essencial para enfrentar os desafios futuros.”
A indústria alimentar e de bebidas destaca-se como a maior contribuinte para a economia nacional, com um Volume de Negócios de €22,4 mil milhões e um Valor Acrescentado Bruto de €3,8 mil milhões.