A ViniPortugal traçou um novo plano até 2030: atingir 1,2 mil milhões de euros em exportações e um aumento no preço médio para 3,19 euros por litro.
A venda ao exterior dos vinhos portugueses recuou para 1,16% em 2023, atingindo um valor de 928 milhões de euros. No entanto, Portugal conseguiu aumentar a quota no mercado mundial de vinhos, superando a concorrência. O Brasil foi um dos mercados positivos, onde as exportações cresceram significativamente.
“O comércio mundial de vinhos sofreu uma grande queda em 2023, devido a diversos fatores, desde a inflação ao aumento das taxas de juro e do custo de vida. Além disso, as famílias enfrentaram instabilidade económica com as duas guerras. Esses foram os principais motivos para a redução das nossas exportações. No entanto, os dados dos nossos concorrentes mostram quedas muito maiores, o que indica que Portugal conseguiu aumentar a sua quota no mercado mundial de vinhos”, afirmou o presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.
Atualmente, a ViniPortugal está focada na recuperação de mercados importantes, como os EUA, Canadá e China. A discussão do plano estratégico está marcada para março.