O Metal Portugal está a crescer 4,9% e chegou aos 22 394 milhões de euros, o que permite já antecipar que o setor vai fechar 2023 a bater o recorde do ano anterior e atingir a fasquia dos 24 mil milhões de euros.
“São dados muito positivos. Apesar de novembro ter sido o quarto mês consecutivo com uma redução homóloga, estamos a falar de um valor absoluto muito alto, o quarto melhor de sempre, e uma variação quase residual de menos 1,75%. São números muito bons e confirma-se o que antecipávamos já no início do ano, que chegaremos aos 24 mil milhões de euros e que 2023 será o melhor ano de sempre”, afirmou Rafael Campos Pereira, em declarações ao DN/Dinheiro Vivo, o vice-presidente da AIMMAP, a associação do setor.
O mês de novembro de 2023 entrou diretamente para o quarto lugar no top 10 dos melhores meses de sempre das exportações da indústria metalúrgica e metalomecânica
Do próximo governo, a AIMMAP espera que mexa nos impostos, reduzindo o IRS “para retermos mais trabalhadores” e “repensando o IRC” de modo a que “haja mais empresas a pagar mais impostos” em Portugal.
A Exposalão promove este ano a segunda edição da feira EXPOMETAL, que terá lugar no próximo mês de novembro, no Centro de Exposições da Batalha (Leiria). Evento reúne principais empresas do setor, promovendo um maior dinamismo para a troca de contactos e potenciais novos negócios.