A SUMOL COMPAL participa pela primeira vez na SAGALEXPO. Qual a importância de ter grandes empresas como a SUMOL+COMPAL em feiras internacionais direcionadas à exportação?
A presença em feiras internacionais é muito importante para qualquer empresa na indústria de Alimentação e Bebidas. É uma oportunidade para reforçar a imagem da SUMOL+COMPAL como uma empresa de matriz portuguesa com marcas de referência que privilegiam o consumidor e a qualidade dos seus produtos. É o local ideal para apresentar as novidades das marcas que representamos no diz respeito à inovação de produtos e formatos. E finalmente, permite-nos estar com os nossos clientes atuais ou potenciais clientes previamente identificados e discutir o nosso negócio em conjunto num ambiente mais descontraído e próximo.
Quais os ganhos em termos de projeção internacional que a SAGALEXPO pode ganhar ao ter no leque de expositores uma empresa como a SUMOL+COMPAL?
A presença da SUMOL+COMPAL na SAGALEXPO, assim como, a presença de outras marcas portuguesas, contribui sem dúvida para o aumento da projeção internacional desta feira. A SUMOL+COMPAL tem uma reputação inquestionável e é amplamente reconhecida nos mercados naturais para as marcas portuguesas, contribuindo para o reforço da credibilidade da SAGALEXPO, o que nos orgulha. No entanto, acreditamos que o seu crescimento e sucesso dependerá sempre mais da presença de um maior número de empresas em diferentes categorias com propostas diversificadas do que de um grupo reduzido de grandes empresas.
A SUMOL+COMPAL está em grande força no contexto internacional. Que números importam destacar da presença da empresa no exterior?
A exportação é um pilar fundamental para a SUMOL+COMPAL, representando cerca de 20% das vendas totais. Atualmente, estamos presentes em 55 países com 3 modelos de entrada: Exportação, Franchising e Co-packing. Temos também uma unidade industrial em Moçambique onde produzimos os nossos produtos. Para 2024, estamos a explorar oportunidades em mercados emergentes, especialmente na Ásia e na América Latina, onde reconhecemos um grande potencial de crescimento.
Qual o grau de reconhecimento da SUMOL+COMPAL além fronteiras?
A nossa estratégia internacional tem como base diferentes públicos-alvo e nesse sentido, o grau de reconhecimento das nossas marcas difere consoante os mercados e a tipologia de consumidores. Temos três grandes grupos de mercado em que queremos desenvolver as nossas marcas. Os dois primeiros grupos consistem nos nossos Mercados Naturais: Os Mercados Lusófonos em África e os Mercados da Diáspora Portuguesa. O terceiro é composto por mercados de elevado potencial, mas sem ligação direta a Portugal ou à língua portuguesa. Além destes três grupos, vendemos também para outros mercados de oportunidade onde não temos de adaptar o nosso packaging ou fazer qualquer tipo de investimento.
Quais as expectativas da SUMOL+COMPAL para a primeira presença na SAGALEXPO?
A SUMOL+COMPAL antevê com entusiasmo a participação na SAGALEXPO! Encaramos este evento como uma grande oportunidade para reunirmos com os nossos parceiros, reforçarmos as nossas parcerias e apresentarmos as novidades deste ano.
Em 2024, celebramos orgulhosamente os 70 anos da fundação da marca SUMOL! Para celebrar esta data a marca refresca a sua imagem com uma nova identidade visual icónica e intemporal, que respira autenticidade. Esta nova identidade evoca a origem e a portugalidade de Sumol, reavivando memórias, que ao mesmo tempo que a atualiza, também a prepara para o futuro. Com uma linguagem mais inclusiva e universal, assume a sólida dimensão internacional que a marca tem conquistado.
Na opinião da SUMOL+COMPAL, de que forma a SAGALEXPO pode ser melhor projetado no exterior?
A SUMOL+COMPAL considera que a projeção internacional da SAGALEXPO pode ser significativamente potenciada através de diversas estratégias, entre as quais a mais relevante passa necessariamente pelo online.
Na era digital e global em que vivemos, as plataformas de comunicação social são ferramentas poderosas para amplificar mensagens e alcançar públicos em diversas partes do mundo. Acredito que a ativação da SAGALEXPO nas diferentes plataformas online pode aumentar a projeção internacional da feira e atrair mais atenção e interesse pelo evento.