A primeira vinha da Península Ibérica certificada pela ZERYA pertence à Casa Américo Wines/Seacampo que conquistou a certificação Resíduo Zero, que atesta a possibilidade produzir alimentos seguros e rentáveis, através de um sistema de produção sustentável, amigo do ambiente e capaz de satisfazer as necessidades dos consumidores.
“Esta primeira fase do processo durou três anos. Usaram-se exclusivamente produtos Resíduo Zero para tratar as vinhas. Durante o processo, houve um controlo mais rigoroso e frequente da vinha. No quarto ano, após uma avaliação positiva do mesmo, optou-se por estender o processo ao resto da propriedade”, avança Engenheiro Luís Sousa, da responsável a Casa Américo Wines, em comunicado.
O processo teve início em 2019 numa pequena parcela de 1ha de Touriga Nacional. A Quinta do Paço foi selecionada para iniciar este processo, devido às infraestruturas pré-existentes que facilitaram esta gestão.
“A existência dos muros dos patamares que servem de resguardo a cobras e aos lagartos, as manchas de bosque que permitem criar zonas de refúgio aos animais, os jardins com sebes de alfazema e outras capazes de atrair polinizadores, o enrelvamento natural que permite uma maior infiltração, a possibilidade de encaminhamento de águas pluviais para uso posterior em regas, são alguns exemplos desta gestão”, acrescentou a empresa.
A Casa Américo Wines tem como objetivo consolidar todo o processo da Quinta do Paço para depois alargar a outras propriedades. Em breve é esperado que o primeiro vinho de Resíduo Zero seja um Vinho de Púcaros Touriga Nacional.
A certificação Resíduo Zero, padrão da ZERYA, define uma produção sem resíduos, com um limite mínimo de pesticidas abaixo de 0.01 mg/kg. Esta permite a combinação de uso de produtos fitofármacos de origem química e biológica, desde que se obtenha um produto de qualidade livre de resíduos de pesticidas.