António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar, visitou os novos investimentos na produção de chocolates da Imperial – maior produtor nacional de chocolate, no seguimento do projeto de 7 milhões de euros realizado na nova linha de produção de chocolates, que se insere na agenda Inovação Produtiva VIIAFOOD, no âmbito do PRR.
Durante a visita, António Costa e Silva destacou o percurso da Imperial, que considera “uma das empresas mais icónicas do nosso país”. O ministro referiu, ainda, que é fundamental “aprendermos com as empresas que resistem ao tempo, mas que evoluem, tal como a Imperial que, olhando para o presente, tem projetado o futuro, apostando na inovação, na valorização dos recursos humanos e nas tendências de mercado”.
Nos últimos 15 anos, a Imperial investiu mais de 30 milhões de euros em inovação produtiva, duplicando a capacidade de produção para cerca de 20 mil toneladas/ano e aumentando a equipa em mais de 40 por cento.
A empresa, incorporada no Grupo Valor desde 2021, tem, hoje, mais de 250 colaboradores e uma faturação anual de 49 milhões de euros, 47 por cento dos quais fruto da exportação. Tem como principais marcas, Regina, Pantagruel, Pintarolas e Jubileu, todas elas em posições cimeiras nos seus segmentos.
A visita contou, também, com a presença de Vítor Manuel Moreira Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, e de Filipe Santos Costa, presidente da AICEP, e teve como anfitriões Pedro López, presidente do Grupo Valor, e Manuela Tavares de Sousa, membro do Conselho Estratégico da Imperial.