O enólogo Tiago Macena está prestes a tornar-se o primeiro Master of Wine de Portugal. Recentemente, aprovado no exame prático, está na última fase do curso, que envolve a elaboração de uma tese final. A ViniPortugal, que tem apoiado o português, destaca a importância deste feito para o País e para o setor vínico.
“Acreditámos sempre que este dia chegaria e fizemos sempre questão de o apoiar durante todo o seu trajeto. Acreditamos que com todo o apoio que disponibilizámos contribuímos para tornar possível a Portugal e ao sector ter um Master of Wine Português e o Tiago Macena será com certeza o primeiro a sê-lo”, referiu Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, em comunicado.
Macena iniciou os estudos em 2012, interrompeu e retomou-os em 2017. Durante esse período, convidou Dirceu Vianna Júnior, um Master of Wine brasileiro a viver na Inglaterra, para ser seu mentor. O programa de estudos MW é considerado o mais completo, exigente e respeitado no setor viníco. Foi criado em 1953 pela Vintner’s Company, com o objetivo de aprimorar as qualificações educacionais e profissionais daqueles que trabalham com vinho no Reino Unido.
Atualmente, existem apenas 414 pessoas em todo o mundo que possuem o título de Master of Wine, representando 31 nacionalidades, embora a maioria seja anglo-saxônica. A conquista iminente do enólogo Tiago Macena revela-se assim um marco significativo para Portugal e para o mercado dos vinhos.
“A fase do exame prático foi mesmo muito difícil devido às especificidades e exigência dos grandes vinhos internacionais, mas depois desta fase passada o sentimento é de extrema alegria. Agora é fazer a tese e atingir o objetivo final, ser Master of Wine. Acredito que posso ajudar o sector dos vinhos a ter a projeção que merece, mas também trazer para Portugal conhecimento. Foram muitos anos sempre sem desistir, mas estou cada vez mais perto desta conquista e agradeço a parceiros como a ViniPortugal que acreditaram que isto era possível” sublinhou Macena, em comunicado.