“A realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, participação em seis feiras internacionais e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor” são os objetivos traçados pela Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores, com o novo projeto que conta um investimento global de 1.561.663,52€ euros.
A Portugal Fresh tem como metas: “reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030”.
Os Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia estão entre os principais mercados com ações previstas.
Em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 2000 milhões de euros. Já este ano, entre janeiro e junho, as vendas internacionais cresceram 8,3%, atingindo um total 1.036.728.509€.
A Portugal Fresh conta com cerca de 100 associados, os principais operadores nacionais do setor, que representam 40% do valor da produção de fruta, legumes e flores e mais de 4500 produtores.